Diferentes tipos de coloração "tie-dye"

Escrito por jennifer garcia | Traduzido por vanessa silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

"Tie-dye" é uma técnica específica para pintar tecidos e já existe há décadas. Era altamente popular entre o movimento hippie dos anos 60 e 70. A técnica "tie-dye" utiliza cores vibrantes e é fácil de identificar. Existem projetos diferentes que podem ser criados usando este processo, assim como existem diferentes tipos de tintura "tie-dye". Pessoas que utilizam a técnica para tingir uma peça de roupa ou tecido, geralmente usam camisetas de algodão brancas. No entanto, sacos de lona e outros tecidos leves também podem ser usados e eles também irão produzir resultados vibrantes e coloridos. Os desenhos em "tie-dye" são feitos com uma variedade de cores e padrões em diferentes seções da camiseta.

Outras pessoas estão lendo

História

O "tie-dye" chegou aos Estados Unidos em 1909, mas ficou popular quando músicos, como Janis Joplin, começaram a usar tecidos que tinham sido tingidos com este método. No entanto, a técnica "tie-dye" não é um conceito novo e tem suas raízes em métodos mais antigos de tingimento de tecido utilizados em todo o mundo. Muitas culturas diferentes tingiam os próprios tecidos com extratos de plantas.

Tipos

Há uma variedade de técnicas "tie-dye" que vêm de diferentes partes do mundo. Elas incluem a "bandhna", que vem da Índia, ou a "tritik" e a "plangi", que são derivadas da Indonésia. Variedades adicionais incluem a "mudmee", que se originou na Tailândia, mas é também usada em Laos, e a "shibori", que começou no Japão em algum momento do século 8.

Identificação

Cada tipo de técnica tem suas próprias características únicas. A "shibori" inclui, por exemplo, aplicações de padrões elaborados no tecido e reúne firmemente a costura dos desenhos antes que o tecido seja tingido. A técnica "mudmee" apresenta formas e padrões únicos e originou-se de um tipo de seda conhecida como "mudmee". "Tritik" e "plangi" também são técnicas de "tie-dye" em tecidos.

Processo

A técnica "tie-dye" é realizada quando um tecido é dobrado com um determinado padrão em mente. Então, este tecido é preso com elásticos ou barbante e depois recebe a aplicação de tinta em variadas seções. O barbante ou os elásticos evitam que parte da peça de tecido absorva a tintura, fazendo com que o tecido amarrado permaneça branco e adquira a forma desejada, assim como as partes tingidas.

Projetos

Existem muitos tipos diferentes de projetos contemporâneos de "tie-dye". Eles incluem círculos aleatórios, formatos em "V", espirais, sinais de paz e projetos arbitrários que podem ser incluídos no mesmo pedaço de tecido ou na camiseta. Experiências com um ou todos esses projetos irão ajudá-lo a aprimorar suas habilidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível