Diversificação de mercados e diversificação de produtos

Escrito por neil kokemuller Google | Traduzido por jesse mourao
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Diversificação de mercados e diversificação de produtos
Adição de novos itens em um menu de restaurante é um exemplo de diversificação de produtos (marine product image by AGphotographer from Fotolia.com)

Diversificação de mercados e diversificação de produtos são semelhantes no sentido de que ambas são estratégias de marketing usadas pelas empresas para desenvolver ou expandir suas oportunidades de negócios. Diversificação de mercados significa ampliar seu negócio oferecendo serviços a novos seguimentos de mercado não pretendidos anteriormente. Já a diversificação de produtos significa adicionar novos produtos ou serviços para expandir a oferta de negócio nos mercados existentes. Ambas são estratégias eficazes de crescimento, mas também trazem algum risco.

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Benefícios da diversificação de mercados

A definição de diversificação no Business Dictionary (dicionário de negócios) destaca razões comuns pelas quais as empresas diversificam os mercados. Junto com os objetivos gerais de crescimento, as empresas utilizam essa diversificação para encontrar fontes de receitas adicionais e para desafiar a concorrência. Dividir os riscos de seus negócios em vários segmentos de mercados reduz o potencial de fracasso no caso de um mercado se esgotar ou ficar pouco produtivo ao longo do tempo. Mudar-se para um mercado já ocupado por um bom concorrente muitas vezes faz sentido, porque o mercado está familiarizado com a oferta e você só precisa fazer propaganda de seus melhores preços.

Desafios da diversificação de mercados

No artigo "Market diversification vital for MSMEs to grow: Experts" (Diversificação de mercado vital para expandir as micro, pequenas e médias empresas: Especialistas) para a revista Now Public, o autor Namrata Kath Hazarika observa que algumas preocupações comuns por parte de empresas que consideram a diversificação do mercado têm a ver com os altos custos de entrada em um novo mercado, as diferenças culturais e a existência de problemas desconhecidos. Os custos de entrada em novos mercados incluem pesquisa e planejamento, marketing e publicidade, além de outras atividades necessárias ao se estabelecer em outros segmentos. Compreender as culturas em diferentes regiões domésticas e, especialmente, através dos limites globais, torna a comercialização de seus benefícios um desafio. E é difícil fazer planejamentos para elementos desconhecidos que aparecerão na operação da empresa em outros mercados.

Benefícios da diversificação de produtos

Novos produtos também oferecem fontes adicionais de receita e dividem os riscos. Ao definir o termo, o Business Dictionary também destaca que as empresas sazonais ou cíclicas podem adicionar novos produtos como uma forma de manter-se durante as temporadas sem vendas ou baixas estações para o produto principal. Marcas que têm forte reconhecimento e presença podem usar a reputação estabelecida da marca para fazer propaganda da oferta de novos produtos.

Desafios da diversificação de produtos

Os empresário observam que as empresas às vezes preferem focar em um único produto no início. Assim, o acréscimo de novos produtos requer deles desenvolvimento e gerenciamentos adicionais de marketing para aqueles produtos. Nem todas as empresas que possuem experiência estável na produção e venda de produtos específicos são também automaticamente boas na produção e venda de outros tipos de produtos. Trazer um fabricante de um determinado produto bem estabelecido para um novo mercado é especialmente desafiador, pois a empresa é especializada na venda de seus produtos para um mercado particular.

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