As doenças infecciosas causadas pelas fezes dos cães

Escrito por jennifer gittins | Traduzido por antônio melo
As doenças infecciosas causadas pelas fezes dos cães
As fezes dos cães podem conter vírus e bactérias, o que pode levar à contaminação em humanos e animais (Getty Images)

Muitas pessoas não sabem que os resíduos ou fezes dos cães podem transportar dezenas de doenças que afetam pessoas e animais de estimação. Conforme as fezes caem naturalmente no solo, bactérias, vírus e outros parasitas presentes podem contaminar a água subterrânea, os lagos, os rios e outras fontes de água. Além disso, muitas dessas bactérias e parasitas podem viver por meses e até anos no solo, muito tempo depois que as fezes se foram.

Campilobacteriose

A bactéria Campylobacter causa inflamação intestinal em humanos e animais domésticos. Ela produz sintomas como diarreia, vômitos e perda de apetite. Felizmente, a campilobacteriose é fácil de tratar com antibióticos e com terapia doméstica.

Coliformes bacterianos

De acordo com um artigo do site Doody Calls, um único grama de fezes caninas contém mais de 20 milhões de coliformes bacterianos. Sozinha, essa bactéria pode causar diarreia, cólicas e problemas renais em humanos.

Coronavirus

Os cães também podem transmitir o coronavírus entre outros cães. Felizmente, o coronavírus não é considerado tão grave quanto algumas outras doenças caninas, e não tem uma taxa de mortalidade elevada. Seus sintomas em cães incluem diarreia, desidratação e irritação intestinal.

Escherichia Coli (E. Coli)

A E. Coli é uma bactéria conhecida, que pode infectar os seres humanos e os animais de estimação. Essa bactéria, comumente encontrada nas fezes dos cães, pode causar diarreia leve a grave, vômito, náusea, sensibilidade estomacal e cólicas severas. Se deixada sem tratamento em seres humanos, ela pode conduzir a problemas graves nos rins e, em alguns casos, insuficiência renal.

Giardíase

A giardíase é uma infecção altamente contagiosa causada pelo protozoário giardia. Ela é normalmente transmitida através das fezes de um cão infectado. Essa infecção requer tratamento, pois os protozoários giardia impedem que os nutrientes sejam absorvidos no intestino delgado. Os sintomas da giardíase incluem gases, flatulência, diarreia e perda de peso.

Leptospirose

A leptospirose pode afetar cães e seres humanos. Quando os organismos leptospira são contraídos através do contato com as fezes do cão contaminado, eles podem multiplicar-se rapidamente na corrente sanguínea. Os sintomas da leptospirose incluem tremores, vômitos, febre, dor muscular, desidratação, hipotermia, depressão e insuficiência renal ou hepática. Infelizmente, alguns cães podem morrer devido à doença.

Parvovírus

O altamente contagioso parvovírus pode ser encontrado nas fezes de um cão infectado. No entanto, o parvovírus canino não pode ser transmitido aos seres humanos ou para outras espécies. A parvovirose canina só pode ser transmitida entre os cães. Os sintomas da parvovirose canina incluem diarreia, vômitos, desidratação, perda de apetite e, por fim, a morte.

Salmonelose

A Salmonella é outra bactéria bem conhecida que pode ser encontrada nas fezes do cão. De acordo com o United States Department of Agriculture (USDA), ela provoca cerca de 500 mortes por ano nos Estados Unidos. Os sintomas da salmonelose incluem febre, diarreia, cólicas abdominais, dores de cabeça, vômitos, náuseas e calafrios.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível