A economia relacionada ao plástico

Escrito por tony oldhand | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A economia relacionada ao plástico
Alguns fatores fazem parte da economia do plástico (Container of milk. Plastic milk bottle image by L. Shat from Fotolia.com)

Economia é o estudo dos fatores financeiros envolvidos com um produto ou serviço. Já que o plástico está em todos os lugares na sociedade moderna, uma grande parte da economia esta ligada a ele. Plástico é feito do petróleo, assim sendo, a economia do petróleo está também entrelaçada a ele. Pesquisadores especializados, chamados economistas, fornecem grande entendimento à economia do plástico.

Outras pessoas estão lendo

Reciclado X Novo

Para fabricantes de produtos feitos de plástico, a principal preocupação é o preço dos materiais. Eles têm que determinar se é mais barato reciclar ou comprar material novo de uma refinaria de petróleo, e os economistas têm pesquisado muito sobre esta área. De acordo com Mario Flores, pesquisador e estudante no Instituto de Tecnologia da Georgia, existe uma competição entre o plástico reciclado e o novo. A reciclagem é muito ineficiente no momento, apenas 25 por cento de todos os produtos feitos de plástico são reciclados. Isto devido à sociedade não ter os recursos para reciclar o material. Outra razão é que é mais caro reciclar que usar plásticos novos.

A Economia da Reciclagem Automotiva

O plástico é um conhecido poluidor, já que não é biodegradável. Na Europa, são utilizadas normas para prevenir o excessivo despejo do plástico, por exemplo, todos os carros devem ser reciclados. Em janeiro de 2006, leis foram sancionadas quanto a carros antigos. Não mais que 15 por cento de um carro antigo pode ir parar em um aterro. No futuro, não mais de 5 por cento poderá parar em um aterro. Por isso, fabricantes de carro desenham carros com plástico, que é facilmente reciclado. Até então, nenhuma regra como essa é utilizada nos Estados Unidos.

A Economia do Petróleo

Volumes inteiros têm sido escritos sobre a economia do petróleo, entretanto, a chave para entendê-la é que plásticos são feitos de petróleo. O que acontecer com preço do petróleo, influi no preço do plástico; se o preço do petróleo sobe, o do plástico também sobe, e isto tem efeito no preço do produto final. Por exemplo, muitos produtos alimentícios e bebidas são armazenados em garrafas plásticas, o fabricante tem que ajustar os preços devido ao preço do plástico. O preço deste ajuste é repassado ao consumidor.

Plástico Biodegradável

Em 2003, a Dow Chemical Co. and Cargill começou a inquirir se era possível fazer plastico biodegradável do milho. Isto tem diversos resultados, porque o preço do petróleo esta crescendo, fazendo com que o plástico feito com milho torne-se mais barato. Isto também reduz a dependência dos Estados Unidos quanto à importação de petróleo estrangeiro. Mais uma coisa, o plastico por si só é biodegradável e isto significa que ele não polui e terminará, por fim, tornando-se uma base mineral em um aterro. Tudo isso, contudo, afeta o preço do milho, pois, já que a demanda para o milho é maior, o preço do milho será afetado. Mais ainda, fazendeiros talvez não possam cultivar a quantidade de milho necessária para atender ao aumento na demanda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível