Efeitos da banana na dieta diabética

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos da banana na dieta diabética
As propriedades da banana ajudam a combater o diabetes (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Um paciente diagnosticado com diabetes deve seguir uma dieta rigorosa com certas restrições e muitos cuidados. A diabetes nada mais é do que uma síndrome que se caracteriza pela falta de insulina no organismo. Como a insulina é o hormônio responsável por transformar a glicose (açúcar) em energia, um cenário com falta ou restrição dessa substância resulta no aumento descontrolado de glicose no sangue. Por isso, a dieta do paciente diabético deve ser controlada, sobretudo com produtos diet ou com restrição de açúcar. Nesse sentido, um dos grandes aliados contra a doença é a banana. Saiba o porquê.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de diabetes

O paciente com diabetes do tipo 1 não consegue produzir insulina. Na diabetes tipo 2, há produção de insulina, mas o corpo passa a apresentar resistência ao hormônio. Especialmente nesse caso, na diabetes tipo 2, a dieta da banana é eficiente. Isso porque partes da fruta, como a polpa e o amido, são capazes de reduzir a liberação de insulina pelo pâncreas, contribuindo para que o organismo trabalhe de forma adequada. Além disso, também possui uma substância fundamental para ajudar no controle da diabetes: o amido resistente.

Efeitos da banana na dieta diabética
A banana possui grande quantidade de amido resistente (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Amido resistente

A banana possui o chamado amido resistente, uma substância não digerida pelas enzimas da digestão e, ainda assim, facilmente eliminada pelo organismo. Esse tipo de amido favorece a sensação de saciedade e ao mesmo tempo ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Sem contar que ele também diminui a absorção de gorduras no corpo e também melhora a flora intestinal. Todas essas características beneficiam o organismo do paciente com diabetes. O amido resistente, no entanto, para se tornar resistente, deve ser aquecido ou cozido. Apenas em alta temperatura, as propriedades químicas são ativadas.

Efeitos da banana na dieta diabética
A banana deve ser aquecida ou cozida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Banana verde

Dentre os tipos de banana mais adequados para a dieta diabética está a banana verde, que possui as chamadas bactérias do bem, ou seja, microorganismos que ajudam nosso sistema digestivo como um todo. Uma receita saborosa de banana verde é a chamada biomassa. Basta colocar a banana (com casca) para ferver com água em uma panela de pressão por cerca de dez minutos. Depois, com a panela já fria, separe as cascas e bata a polpa no liquidificador até virar uma pasta. Aí, basta acrescentar algumas gotas de limão e servir o prato gelado.

Efeitos da banana na dieta diabética
As bananas verdes são mais adequadas por possui as chamadas bactérias do bem (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Menos insulina

Depois de ingerida, a banana aquecida ou cozida reduz a liberação de insulina pelo pâncreas. Um estudo conduzido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (Usp), confirmou que o amido resistente da banana não é digerido como glicose. Em vez disso, o amido vai direto ao intestino grosso, onde passa por um processo de fermentação até produzir ácidos graxos que poupam as células do pâncreas. O resultado final é uma grande diminuição de insulina no organismo e uma vida mais saudável para os pacientes com diabetes.

Efeitos da banana na dieta diabética
O consumo de bananas contribui para uma vida mais saudável (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível