×
Loading ...

Efeitos colaterais de comer amendoim demais

Comer um punhado de amendoim por dia pode reduzir seu risco de desenvolver doenças do coração, de acordo com a Harvard School of Public Health. No entanto, a Harvard também aponta o fato de que devorar amendoins em adição aos seus lanches e refeições de costume pode desfazer os benefícios para a saúde. Apesar de seus nutrientes e antioxidantes, o amendoim tem muitas calorias, e comer demais pode interferir na absorção de minerais. Se comprá-lo salgado, você vai consumir muito sódio.

Comer amendoim demais pode resultar em um aumento do peso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cuidado com o ganho de peso

Se não prestar atenção na quantidade que come, pode consumir mais amendoins -- e muitas mais calorias -- do que você percebe. Uma porção possui apenas 28 gramas, o que equivale a 32 amendoins. Uma quantidade de 28 g de amendoins torrado sem óleo tem 166 calorias. Os que utilizam óleo em sua preparação têm mais ou menos a mesma quantidade, 170 calorias, na mesma porção. Aproximadamente 25% das calorias totais vêm das 14 g de gordura. Mesmo que a maioria das gorduras presentes sejam saudáveis e insaturadas, que diminuem o colesterol, consumir em excesso pode levar ao sobrepeso e anular esse benefício, contribuindo para doenças do coração.

Loading...

Deficiência nutricional de uma dieta desbalanceada

Quando você se sente satisfeito após comer uma grande quantidade de amendoim, pode comer porções menores de outros alimentos saudáveis. Uma dieta nutricionalmente desbalanceada pode resultar em uma deficiência de nutrientes, o que pode afetar negativamente a sua saúde, mesmo se mantiver um bom peso, de acordo com a “Dietary Guidelines for Americans 2010”. O amendoim é uma boa fonte de proteína e gorduras saudáveis, mas tem poucos carboidratos. Uma dieta que inclui amendoim mas não tem carboidratos complexos vai deixar você sem carboidratos suficientes para manter a energia ideal. Outros desequilíbrios nutricionais também podem surgir. Por exemplo, eles fornecem vitamina E e ácido fólico, mas não têm as vitaminas A e C.

Questões de absorção de minerais

O amendoim é uma boa fonte de fósforo, que está na forma de ácido fítico ou fitato. Quando você ingere esse alimento, esse fitatos se ligam a outros minerais dos alimentos, como ferro, zinco, cálcio e manganês. Nessa forma conectada, o fitato interfere na habilidade de seu corpo de absorver minerais. O Instituto Linus Pauling informa que os fitatos inibem um pouco a absorção de manganês e cálcio. No entanto, eles têm um impacto significativo na absorção de zinco e ferro quando os minerais vêm de alimentos vindos de plantas. Quando você consome uma dieta variada, o impacto dos fitatos não é uma preocupação para a saúde, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Consumir uma dieta desbalanceada comendo muitos amendoins pode afetar seus níveis de zinco ou ferro.

Pressão alta

Se comprar os amendoins sem sal, não precisará se preocupar com o impacto deles em sua pressão arterial, pois este alimento naturalmente não possui sódio. No entanto, 28 g de amendoim torrado assado salgado sem óleo contém 189 miligramas de sódio, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Essa quantidade representa 13% do consumo diário de 1.500 mg recomendado. Muitas porções de amendoim salgado mais o sódio de outras fontes de sua dieta podem facilmente colocá-lo acima da ingestão recomendada. Consumir muito sódio eleva sua pressão arterial, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e AVCs.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...