Efeitos negativos do chá verde

Escrito por joseph pritchard | Traduzido por noeli p. rubio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos negativos do chá verde
Doses elevadas de chá verde são potencialmente perigosas (green tea image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

O chá verde é uma bebida feita a partir do extrato da planta Camellia sinensis e é comumente utilizado para ficar mais alerta, prevenir tonturas ao levantar-se e reduzir o risco de câncer de pâncreas, bexiga, esôfago e ovário. No entanto, como ocorre com a maioria dos suplementos, existem efeitos negativos associados à ingestão de chá verde.

Outras pessoas estão lendo

Resposta alérgica

Em casos raros, é possível desenvolver uma reação alérgica grave ao chá verde. Alguns dos sintomas possíveis dessas reações alérgicas são dificuldade para respirar, garganta apertando ou fechando, urticária e inchaço da face e da língua, segundo Drugs.com. Se sentir algum destes efeitos logo após tomar o chá verde, procure atendimento médico imediato. Em casos mais graves, pode ocorrer parada respiratória e até morte. Se você descobrir que é alérgico ao chá verde, evite tomá-lo e quaisquer outros alimentos ou bebidas que o contenham.

Efeitos negativos do chá verde
Se sentir algum destes efeitos logo após tomar o chá verde, procure atendimento médico imediato (doctor image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Efeitos gastrointestinais

O chá verde pode causar danos ao seu sistema digestivo, de acordo com MedlinePlus, que é um serviço do National Institutes of Health dos Estados Unidos. Algumas pessoas que tomam chá verde desenvolvem dor de estômago, azia e prisão de ventre. Por outro lado, alguns pacientes sofrem de diarreia grave quando tomam grandes quantidades de chá verde. Além disso, o chá verde diminui a sua taxa de absorção gastrointestinal de ferro. Esta diminuição na absorção de ferro pode causar anemia ferropriva.

Efeitos negativos do chá verde
A diminuição na absorção de ferro pode causar anemia ferropriva. (Blood cells image by patrimonio designs from Fotolia.com)

Efeitos psicológicos

Grandes doses de chá verde, geralmente mais de cinco xícaras por dia, podem causar alterações de comportamento e outros efeitos psicológicos. Você pode se sentir mais nervoso e ansioso, segundo Drugs.com. Algumas pessoas ficam mais irritadas e possivelmente até violentas e outras podem sofrer de insônia. Estes efeitos negativos desaparecem à medida que a dosagem de chá verde é diminuída.

Efeitos negativos do chá verde
Algumas pessoas sofrem de insônia ao consumr chá verde demais (sleep image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Overdose de cafeína

Um dos efeitos colaterais mais graves do chá verde é a overdose de cafeína. A ingestão excessiva e a longo prazo de chá verde aumenta a quantidade de cafeína do corpo. Os sintomas iniciais de uma overdose de cafeína incluem dor de cabeça intensa, batimento cardíaco anormal, tremores, tonturas, convulsões, confusão e uma sensação de zumbido nos ouvidos, segundo MedlinePlus. Doses superiores a dez a 14 gramas por quilo podem ser fatais. Se você achar que está sofrendo uma overdose de chá verde, procure atendimento médico de emergência.

Efeitos negativos do chá verde
Se você achar que está sofrendo uma overdose de chá verde, procure atendimento médico de emergência (Doctor image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível