Mais
×

Efeitos positivos do crescimento populacional

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Às vezes, o crescimento populacional pode ter conotações negativas, como em países de terceiro mundo onde as populações transbordam recursos tributários além dos limites. No entanto, muitos acreditam que o crescimento populacional tem efeitos positivos nas sociedades. Neles estão inclusos os benefícios econômicos como expansão das bases tributárias e maior consumo e gasto em negócios locais, assim como inovações feitas pelas culturas procurando acompanhar a população em crescimento.

O crescimento populacional também tem os seus benefícios (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

História do argumento da população

Duas escolas do pensamento geral cercava os efeitos percebidos do crescimento populacional. Thomas Malthus teorizou em 1798 que o grande crescimento populacional rápido demais iria sobrecarregar os recursos da Terra e por fim, levar à doenças, fome e morte. Mas teorias mais recentes sugerem que o crescimento populacional pode ter tantos impactos positivos quanto negativos.

Impulso econômico

Muitos estudiosos da era moderna apontaram os benefícios econômicos do crescimento populacional. Nas últimas três décadas do século 20, a Harvard Initiative for Global Health (Iniciativa de Harvard pela Saúde Global) relatou que as rendas per capita cresceram 2/3 com o dobro da população geral do mundo.

Outro sinal de prosperidade com o crescimento populacional pode ser visto em países que estão melhorando suas estruturas de comércio.

Enquanto isso, muitos economistas discutem que o crescimento populacional leva a mais impostos de propriedade, financiamento escolar, rendimento de negócios locais e concessões federais fluindo para os cofres locais.

Aumento da inovação

Os inimigos do crescimento populacional geralmente condenam o fardo aos recursos. No entanto, a economista dinamarquesa Ester Boserup discutiu que populações em crescimento pressiona a sociedade a inovar para poder servir melhor as massas. Por exemplo, colheitas de alto rendimento foram desenvolvidas para aumentar a produção de alimentos, muito provavelmente em resposta ao crescimento da população.

O crescimento populacional como um sinal de saúde social

Embora não seja um efeito direto do crescimento populacional, sociedades em crescimento geralmente significam sociedades saudáveis. Por exemplo, o crescimento populacional geralmente demonstra taxas de mortalidade mais baixas através dos avanços da medicina e da ciência.

O papel chave da política

Para o crescimento populacional render efeitos positivos, as nações passando por esse crescimento devem ter políticas sólidas para lidar com isso. Os países que puderem desenvolver um melhor plano de saúde e medicina, planos fortes de economia e outras melhorias sociais mantendo o ritmo com o crescimento da população serão bem sucedidos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article