Como elaborar uma hipótese do "leite mágico" para a quinta série

Escrito por deborah brenna | Traduzido por anderson gandor
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Como elaborar uma hipótese do "leite mágico" para a quinta série
"O leite mágico" é uma boa experiência para a ensinar aos alunos como elaborar uma hipótese (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A experiência do "leite mágico" é uma ótima maneira de introduzir crianças à experimentação científica e à elaboração de hipóteses. De acordo com o texto "Color Changing Milk" (Leite que muda de cor), de Steve Spangler, o leite é uma mistura de proteína, gordura e nutrientes, suspensa em uma quantidade maior de água. O corante alimentício, que se dissipa na água, é mantido no lugar graças à gordura e à proteína no leite. A gordura e a proteína reagem às perturbações no leite. O detergente quebra as ligações químicas que os mantêm na solução porque forma uma ligação com a gordura; "As moléculas de gordura se dobram, rolam, giram e contorcem em todas as direções à medida em que as moléculas do detergente circulam ao redor juntando-se a elas". Esta atividade contribui para a manifestação das cores ao redor. Os estudantes devem escrever uma hipótese a respeito do efeito do detergente sobre o corante alimentício no leite, antes da experiência ser realizada.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Caneta
  • Papel
  • Água
  • Leite
  • Óleo
  • Corante alimentício
  • Prato fundo ou tigela
  • Detergente
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Instruções

  1. 1

    Explique aos alunos que uma hipótese é uma proposição que pode ser testada. De acordo com o Access Excellence, ela deve estimar sobre "como duas variáveis podem se relacionar" de maneira comprovável.

    Como elaborar uma hipótese do "leite mágico" para a quinta série
    Os alunos podem ter dificuldade em definir as variáveis neste experimento (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
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    Defina as variáveis no experimento. As hipóteses, geralmente, são elaboradas a partir de observações. É útil que os estudantes observem como o corante alimentício reage na água, no leite e no óleo antes que tentem escrever uma hipótese. Explique a eles que o detergente se liga ao óleo e à gordura. É desta maneira que ele limpa os pratos sujos. As variáveis neste experimento são o detergente e o corante alimentício.

    Como elaborar uma hipótese do "leite mágico" para a quinta série
    O detergente é uma variável independente (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
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    Identifique qual é a variável dependente e a qual a variável independente. O Access Excellence define isto da seguinte forma: "a variável independente é aquela que o cientista controla e a variável dependente é aquela que você observa e/ou mensura os resultados". Neste caso, o detergente é a variável independente e o corante alimentício é a variável dependente.

    Como elaborar uma hipótese do "leite mágico" para a quinta série
    O corante alimentício é a variável dependente (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
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    Utilizando as duas variáveis, elabore uma proposição "se, então". Se eu adicionar detergente ao leite, então o corante alimentício irá se misturar ao leite. Os estudantes devem fazer suas melhores suposições; as hipóteses não precisam estar corretas, devem ser apenas testáveis.

    Como elaborar uma hipótese do "leite mágico" para a quinta série
    Os estudantes devem elaborar sua primeira proposição hipotética (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
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    Realize o experimento de acordo com as orientações em "Color Changing Milk" (Leite que muda de cor) de Steve Spangler, mas mergulhe o cotonete no leite apenas uma ou duas vezes.

  6. 6

    Revise a hipótese se quiser dar mais profundidade ao seu experimento. Uma hipótese mais formal pode ser pensada em termos de como as duas variáveis se relacionam uma à outra. Se o detergente consegue fazer com que o corante alimentício se misture ao leite, então, se adicionar mais detergente ao leite, em diferentes lugares, isto fará com que o corante se misture mais rapidamente ainda.

  7. 7

    Repita o experimento utilizando um novo lote de leite e corante alimentício. Utilize múltiplos cotonetes e mergulhe-os em diferentes lugares.

Dicas & Advertências

  • Este experimento pode ir mais além, incrementando-se o agente que está sendo usado. Experimente com soro de leite ou leite desnatado. Tente utilizar pimenta ao invés de corante alimentício. Utilize um cotonete limpo ou palito de dentes. Fale sobre a tensão da superfície.
  • Os alunos devem ser avisados de que, embora o corante alimentício não seja tóxico, o detergente pode ser. Não beba leite com detergente.

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