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Como eliminar dores ciáticas com massagens

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma vez que você desenvolve dores ciáticas, devido a um trauma ou à compressão de uma das cinco raízes nervosas inter-relacionadas, pode experimentar dores crônicas, dormência ou perda de movimento em um lado do corpo. Você pode encontrar algum alívio em várias técnicas de massagem, se tiver um aumento do desconforto ciático devido ao uso intenso dos músculos inferiores das costas. Usada em combinação com outros tratamentos, a massagem pode aliviar a contratura muscular e aumentar a circulação nas áreas doloridas.

Instruções

Dores ciáticas afetam uma das cinco raízes nervosas (Public domain.)

    Como massagear

  1. Peça ao seu cônjuge ou parceiro para massagear a parte inferior de suas costas e a parte superior de suas nádegas, aplicando pressão nas laterais de sua coluna e se estendendo até o topo do sacro. Deite de bruços numa superfície dura. Utilizando a parte da mão próxima ao punho, a pessoa vai pressionar profundamente e usar um movimento circular para soltar os músculos e tendões ao redor do nervo ciático.

    Massagem na parte superior das nádegas (Lower body massage as part of a full body Thai massage. image by Deborah Benbrook from Fotolia.com)
  2. Use terapia de vibração para melhorar a circulação e relaxar os músculos contraídos das costas e das nádegas. Um massageador elétrico com uma superfície larga alivia a tensão. Você pode conseguir o mesmo efeito se a pessoa que está fazendo a massagem utilizar as laterais das mãos e der pequenas batidas rápidas na porção superior de suas nádegas. Evite o uso de técnicas de vibração sobre os rins e diretamente sobre a coluna.

    Massageadores elétricos
  3. Após um banho quente, faça massagem descendente na dor ciática até sua perna. Devido ao nervo ciático percorrer a perna, a parte traseira de sua coxa e a parte de fora de seu quadril são geralmente afetadas

    Coxas e quadril (Inner thigh stretch as part of a Thai body massage. image by Deborah Benbrook from Fotolia.com)
  4. Coloque uma toalha dobrada na cama para proteção e use almofadas para descansar as costas confortavelmente. Escolha uma loção cremosa ou óleo de massagem e deite numa posição semi-reclinada. Usando uma porção da loção, esfregue as palmas das mãos vigorosamente para aquecer. Erga o joelho no lado afetado e espalhe a loção gentilmente nas costas da coxa.

    Loção cremosa (lotion de bain image by Tilio & Paolo from Fotolia.com)
  5. Coloque uma mão na lateral da coxa com os dedos esticados para trás. Comece com uma pressão suave e movimente os dedos partindo da parte traseira do joelho até o quadril. Aumente a pressão conforme for se acostumando à sensação.

    Dedos esticados (hands and fingers image by jimcox40 from Fotolia.com)
  6. Reverta a direção e movimente os dedos partindo do quadril até a parte traseira do joelho. Use mais loção se necessário, para manter a perna e o joelho lubrificados e facilitar o deslize da mão. Aperte o músculo com os dedos para soltar a contratura muscular e aumentar a circulação. Alongue a perna gentilmente enquanto faz a massagem. Coloque gelo na parte inferior das costas depois da massagem para reduzir a inflamação.

    Parte traseira do joelho (Pretty oriental resting on knee image by Allen Penton from Fotolia.com)

Dicas

  • Consulte um médico para um diagnóstico inicial de ciática, se esta é a primeira vez que você sente dor. Isso vai te dar a certeza de não ter outros problemas.

O que você precisa

  • Óleo de massagem ou loção
  • Massageador com vibração (opcional)
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