Economia

Como uma empresa pode evitar o estágio de declínio do ciclo de vida organizacional?

Escrito por ian linton Google | Traduzido por fabiana silva
Como uma empresa pode evitar o estágio de declínio do ciclo de vida organizacional?

Uma estratégia de mudança positiva é capaz de deter o declínio organizacional

BananaStock/BananaStock/Getty Images

O ciclo de vida organizacional permite compreender as mudanças que ocorrem na vida de uma empresa. Esse modelo é baseado no ciclo de vida dos organismos vivos e tem quatro estágios: nascimento, crescimento, maturidade e declínio. Uma organização reconhece que está prestes a entrar no estágio de declínio quando percebe que seus rendimentos, recursos, participação no mercado e lucratividade estão em queda. Se esse período se prolongar por muito tempo, a recuperação da empresa pode se tornar uma tarefa muito difícil. Por essa razão, é essencial reconhecer os sinais de advertência e tomar medidas para reverter as tendências de queda.

Outras pessoas estão lendo

Analise

Identifique a posição de sua emprese no ciclo de vida. Se ela estiver na fase de maturidade, é preciso concentrar os esforços para consolidar a posição no mercado e melhorar os custos e a eficiência da companhia. Para identificar as tendências que podem levar ao declínio, inicie uma auditoria na organização. Analise os registros de vendas e a participação de mercado a fim de identificar as áreas que apresentam queda nos rendimentos. Analise também o portfólio de produtos para comparar a proporção existente entre os produtos antigos e os novos modelos. Avalie a capacidade da força de trabalho, quantificando o número de contratações de profissionais altamente qualificados e de funcionários que participam de programas de treinamento.

Compreenda

Antes de desenvolver um plano de ação, analise as razões que levam ao declínio. A diminuição na participação de mercado pode ser um reflexo da atividade intensa de empresas concorrentes ou uma queda na demanda em virtude de mudanças nas exigências dos consumidores ou pela falta de produtos novos. Um portfólio com muitos produtos antigos reflete a falta de investimentos em novos desenvolvimentos ou um excesso de confiança nesses itens. Uma força de trabalho estática ou reduzida pode refletir a falta de investimentos em treinamento e em contratações ou uma perda natural em razão de funcionários que se aposentam ou que mudam de emprego.

Comunique

Sua estratégia de mudança deve focar os principais fatores que causam o enfraquecimento do negócio. Também é necessário informar aos funcionários sobre a necessidade de mudanças. Comunique e compartilhe sua estratégia. Enfatize a importância da inovação e demonstre compromisso com o crescimento alocando capital para investir em novos produtos. Estabeleça forças de vendas e metas de marketing para ampliar sua base de clientes e a participação no mercado.

Inove

A inovação desempenhará um papel importante no programa de mudanças, portanto, é essencial criar um ambiente para ela. Acabe com as rígidas barreiras existentes entre os departamentos estimulando a equipe de trabalho e incentivando a colaboração. Crie um fórum de discussões para que os funcionários possam contribuir com ideias para o desenvolvimento de novos produtos e outras melhorias. Identifique as necessidades de treinamento e crie programas para aprimorar o desempenho da mão de obra. Analise a força de trabalho para identificar falhas nas habilidades essenciais e corrija-as oferecendo treinamento ou contratando novos funcionários para cargos importantes.

Desenvolva

É fundamental estabelecer um programa para o desenvolvimento de novos produtos visando recuperar a participação no mercado. Faça uma pesquisa para saber quais são as necessidades dos clientes e desenvolva novos produtos alinhados a esses requisitos. Trabalhe em conjunto com os clientes para fortalecer as relações e assegurar que sua empresa esteja sempre atendendo às suas necessidades, as quais mudam constantemente. Informe aos clientes e fornecedores sobre seu programa de mudanças para que eles compreendam e reconheçam sua empresa como parceira.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media