Mais
×

Como encontrar o ETA quadrado em uma ANOVA em SPSS

Atualizado em 20 julho, 2017

Os cientistas sociais, como psicólogos, sociólogos e cientistas políticos, utilizam uma ANOVA (Analysis of Variance - análise de variância) para determinar quanto uma variável dependente é afetada por uma variável independente. Por exemplo, determinar se as pessoas estão mais propensas a encontrar um ladrão do sexo masculino ou feminino (variável dependente) culpado (variável independente) em um julgamento. Estes cientistas usam o SPSS (Statistical Package for Social Sciences - Pacote estatístico para ciências sociais) para encontrar o ETA quadrado. O ETA quadrado é a percentagem da variável dependente controlada pela variável independente. Em outras palavras, ela nos diz quanto o sexo do ladrão influencia na percepção de culpa das pessoas.

Instruções

É difícil encontrar o ETA quadrado em uma ANOVA em SPSS. (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

    ANOVA

  1. Clique em "Data View" (visualizar dados) no topo da tela do SPSS.

  2. Selecione "Statistics" (estatísticas) na barra de ferramentas, parte superior da tela do SPSS. Quando a caixa de diálogo aparecer, selecione "General Linear Model" (modo linear geral). Em seguida, clique em "Simple Factorial" (fatorial simples) no menu suspenso.

  3. Selecione a sua variável dependente (por exemplo, "Culpa") a partir da lista de variáveis ​​e arraste-a para o campo "Dependent" (dependente).

  4. Selecione a sua variável independente, como "Sexo do Ladrão" e arraste-a para o campo "Factors" (fatores).

    Dimensão do Efeito

  1. Encontre a dimensão do efeito selecionando "Options" (opções), na parte de baixo da caixa de diálogo. Depois selecione "Effect Size" (dimensão do efeito) e clique em "Continue" (prosseguir).

  2. Veja a tabela com o nome "Tests of Between-Subjects Effects" (testes de efeitos entre sujeitos) na tela de saída. O campo do lado esquerdo, chamado "Source" (fonte), inclui a variável independente (por exemplo, "Sexo do ladrão").

  3. Vá até a linha que fica após a sua variável independente ("Sexo do ladrão"), na coluna denominada "ETA Squared" (ETA quadrado). O ETA quadrado é muito importante, pois indica o quanto da variável dependente é controlada pela variável independente. O maior número que pode ser obtido é 1. Percentagens mais elevadas (números mais próximos a 1) significam mais controle. Um ETA quadrado de 0,73 significa que a variável independente influencia, ou explica, em 73% a variável dependente.

Dicas

  • Utilize o General Linear Model (Modo linear geral) para a análise.
  • Salve os seus dados com frequência.

O que você precisa

  • SPSS
  • Dados
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article