Como ensinar avaliação física para estudantes de enfermagem

Escrito por steve glenn | Traduzido por tiele machado
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Como ensinar avaliação física para estudantes de enfermagem
Estudantes de enfermagem devem saber como utilizar os instrumentos para avaliação física (Stethoscope and medical microscope image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

O processo de avaliação física envolve uma abordagem bem organizada e sistemática para interpretar e diagnosticar a condição de um paciente. A coleta de informações demográficas do paciente -- incluindo seu nome, idade, raça e religião -- marca o início da avaliação. Para serem bem sucedidos, os estudantes de enfermagem devem ser treinados em todos os aspectos do processo de avaliação física.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Jaleco hospitalar
  • Caneta lanterna
  • Estetoscópio
  • Martelo
  • Luvas de procedimento
  • Gaze
  • Fita métrica
  • Espátula
  • Diapasão
  • Caneta ou lápis
  • Fichas do exame

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Instruções

  1. 1

    Certifique-se de que os alunos saibam a diferença entre dados subjetivos e objetivos. Eles devem saber que os dados subjetivos vêm dos testemunhos do paciente sobre seu histórico de saúde e sistema corporal. Os dados objetivos devem ser obtidos através da examinação física do paciente, que inclui a checagem da pressão sanguínea. O conhecimento dessas duas formas de obtenção de informações são fundamentais para o sucesso no processo de avaliação física.

  2. 2

    Informe aos estudantes de enfermagem que eles devem obter o consentimento do paciente antes de anotar as informações sobre o seu histórico de saúde. Esse consentimento deve ser verbal, a não ser que o paciente esteja doente demais para responder. De outra maneira, o estudante deve obter o consentimento de um parente autorizado. Sem consentimento, o estudante não poderá realizar a avaliação.

  3. 3

    Peça aos estudantes de enfermagem que assegurem a confidencialidade das informações do paciente. Ele deve ser conduzido a uma sala privativa e avisado sobre o tipo de informação que será perguntada e qual será sua utilidade. O estudante deve dizer a ele que outra equipe médica provavelmente terá de ver e interpretar os dados, a fim de ajudar com o diagnóstico e com o plano de saúde do paciente.

  4. 4

    Peça para os alunos explicarem ao paciente como funciona o procedimento. Eles devem contar o que será feito durante o exame. As avaliações físicas precisam de um procedimento sistemático, que o enfermeiro pode explicar de maneira simples. Mesmo que o exame seja uma avaliação completa, de sistema corporal ou de alguma parte do corpo, o paciente se sentirá melhor se souber o que irá acontecer. Essa informação desenvolve confiança entre o enfermeiro e o paciente.

  5. 5

    Permita que o estudante realize a avaliação utilizando os instrumentos médicos apropriados. Eles devem iniciar o processo inspecionando uma parte do corpo por vez. Essa parte é chamada de exame visual. Devem ser examinadas partes do corpo como cabeça e pescoço, olhos e ouvidos, tórax, pulmões, coração e abdômen, ossos e músculos, nervos periféricos, peito, e órgão reprodutores femininos ou masculinos.

Dicas & Advertências

  • Uma das coisas mais significantes que um aluno de enfermagem pode fazer é estabelecer uma relação positiva com o paciente. Isso vai suavizar a tensão entre eles. Os pacientes geralmente respondem positivamente, especialmente quando o enfermeiro comunica as instruções. Essa relação ajudará o paciente a relaxar em momentos potencialmente vergonhosos da avaliação física.
  • Certifique-se de que os alunos dominaram as técnicas essenciais para conduzir uma avaliação física. O conhecimento profundo de técnicas como a inspeção, palpação, auscultação e percussão formam a base da avaliação física. Tentar realizar a avaliação sem as técnicas apropriadas pode resultar em um possível erro no diagnóstico do paciente ou pior.

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