Mais
×

Como ensinar um cão assustado a descer escadas

Atualizado em 23 março, 2017

Os cães que nunca usaram escadas podem se assustar na hora de subir ou descer por elas. Descer a escada pode ser particularmente assustador, mas, com um pouco de paciência, você pode treinar seu cão assustado a descer escadas. Antes que você perceba, seu cão estará correndo para cima e para baixo pelas escadas como se tivesse feito isso a vida toda. O método correto para treinar um cão assustado está neste guia.

Instruções

Com um pouco de paciência, você pode ensinar seu cão a descer escadas ((c) Faith Allen)
  1. Pratique em escadarias pequenas, um cão assustado irá se recusar a andar uma escada muito longa. Encontre uma escadaria pequena com uns três ou quatro degraus para praticar.

  2. Mostre como se sobe escadas, se possível, traga um cão que possa subir e descer escadas com confiança. O maior medo de seu cão assustado pode ser o medo de que subir ou descer escadas seja impossível para criaturas de quatro patas. Vendo outro cão subir e descer escadas confiantemente, seu cão observará como se faz e terá um melhor entendimento sobre como deve fazer.

  3. Ensine seu cão a subir as escadas primeiramente. Usar a escada em ambas as direções pode ser assustador para o cão, mas descer é ainda mais intimidante. Uma vez que seu cão tenha aprendido a subir escadas, ele terá mais confiança na hora de tentar descê-las.

  4. Dê incentivos. Muitos cães vencerão seus medos para poder comer um quitute saboroso, então traga uma caixa com os alimentos favoritos do cão assustado. Coloque um quitute no topo da escada, onde o cão somente possa chegar depois de subir a escada.

  5. Conduza o cão para cima da escada. Coloque uma coleira nele e assegure-se de que ele não fuja. Puxe a coleira gentilmente e encoraje o cão a subir as escadas. Enquanto estiver fazendo isso, fale com o cão com uma voz gentil e encorajadora.

  6. Posicione os pés do cão onde eles precisam ir. Se o cão estiver realmente assustado, ele pode ficar paralisado, se isto ocorrer, gentilmente coloque sua pata dianteira no primeiro degrau, confortando-o o tempo todo. Posicione a outra pata dianteira no próximo degrau. Continue movendo as patas para onde ele precisa ir até chegar no topo da escada e, então, dê um quitute a ele.

  7. Elogie o cão. Faça uma comemoração pela subida à escada. Dê alguns minutos para que ele aproveite sua glória antes de trazê-lo de volta para baixo.

  8. Use as mesmas técnicas para ajudar o cão a descer as escadas. Lembre-se de dar a ele um quitute e muitos elogios.

  9. Repita o processo para reforçar. Depois que o cão subir e descer a escada, faça isso novamente mais algumas vezes, com bastante quitutes e agrados, para que o cão possa criar confiança.

Dicas

  • Seja paciente. Escadas podem ser assustadoras para cães, com muita paciência e reafirmação, seu cão assustado pode aprender a descer as escadas.

O que você precisa

  • Cão que consiga usar as escadas com confiança, se disponível
  • Coleira
  • Escada pequena com três ou quatro degraus
  • Petiscos caninos
  • Paciência
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article