Como ensinar crianças a fazer uma apresentação oral

Escrito por sally nash | Traduzido por daniela hadzhinachev
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Como ensinar crianças a fazer uma apresentação oral
É importante que crianças aprendam sobre como lidar com discursos, pois isso irá ajudá-las em futuras carreiras profissionais (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Ensinar as crianças sobre como fazer discursos ajuda a aumentar sua auto-confiança na escola, preparando-as também para carreiras futuras. Para uma apresentação efetiva é necessário planejamento, estrutura e bom desempenho. O apresentador precisa segurar a atenção do grupo e abranger muitos pontos e ideias. Se os alunos aprenderem as habilidades necessárias para um discurso, eles também serão capazes de entrevistar bem e persuadir seus amigos e colegas a respeito de suas ideias. No futuro, isso será bastante útil, pois empregados em muitos setores de trabalho precisam fazer discursos e palestras para outros funcionários.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Mostre para as crianças vídeos de grandes discursos, analisando o motivo delas darem certo. Exemplifique incluindo palestras famosas de políticos, tais como Martin Luther King (Eu tenho um sonho) e discursos de John F. Kennedy em Berlin, durante a Crise dos Mísseis em Cuba. A demissão de Richard Nixon é outro bom exemplo. Discuta o conteúdo dos vídeos assim como também a linguagem corporal e a qualidade e tom de voz dos oradores.

  2. 2

    Ensine para as crianças algumas estratégias eficientes para discursos, tais como repetições judiciais, para estabelecer um ponto de vista. Cada palestra deve ter uma abertura interessante, desenvolvida logicamente e com um final efetivo. Aponte outras estratégias para segurar a audiência, tais como manter contato visual, ter uma boa postura e projetar a voz adequadamente.

  3. 3

    Ensine ou reveja uma gama de técnicas de planejamento, tais como roteiros mentais, para planejar a apresentação. Dessa forma, os alunos serão capazes de planejar o decorrer da apresentação e identificar quaisquer espaços que necessitam ser ligados. Os estudantes precisam aprender que eles devem entender o assunto profundamente - para que assim eles possam explicá-lo aos espectadores.

  4. 4

    Introduza jogos de dramatização e improvisação para acender a confiança dos alunos. Assim eles serão capazes de enfrentar a apresentação calmamente. Por exemplo, peça-lhes para interpretar diferentes membros de uma família e dê aos estudantes uma situação específica para interpretar (tais como uma discussão sobre tarefas).

  5. 5

    Peça às crianças para trabalharem em pequenos grupos para sua primeira palestra. Dê-lhes um tópico específico e uma audiência sugerida. Por exemplo, diga aos estudantes para prepararem uma conversa persuasiva de cinco minutos para uma audiência sugerida de adolescentes. Eles devem convencer o público a terem uma política de uniforme escolar. (Referência um) Dê aos alunos um tempo adequado para planejamento. Permita que a equipe escolha os papéis de cada membro. Eles podem decidir que cada estudante falará sobre o assunto por um minuto. Em alternativa, uma pessoa poderá falar com a maior parte da apresentação enquanto os outros contribuem com uma frase cada.

  6. 6

    Dedique uma série de aulas para apresentações individuais. Dê aos alunos instruções precisas sobre o tempo de duração, se materiais de áudio e vídeo são permitidos e se eles precisam de materiais de apoio.

  7. 7

    Peça aos alunos para tomar notas do discurso de cada pessoa e listar três pontos positivos e três negativos. Após cada palestra, pergunte a alguns estudantes sobre suas opiniões a respeito do conteúdo, confiança, dicção e linguagem corporal. Tenha um pequeno debate em sala.

Dicas & Advertências

  • Seja encorajador a respeito de discursos individuais, principalmente se essa for a primeira tentativa.

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