×
Loading ...

Como ensinar Hemiola em uma classe de música fundamental

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A hemíola é um tipo de ritmo musical que usa a justaposição de compassos ternários e binários. Este tipo de ritmo ocorre tipicamente na assinatura de tempo conhecida como "6/8". Algumas peças musicais barrocas e, posteriormente, as valsas vienenses, normalmente empregavam a hemíola. Se estiver ensinando os alunos do ensino fundamental, poderá exibir a hemíola a eles através de uma variedade de métodos simples de ensino.

Instruções

Você pode ouvir hemíolas em algumas valsas (George Marks/Retrofile/Getty Images)
  1. Toque uma peça musical caracterizada como hemíola. Peça aos alunos para tocarem a batida constante como eles escutam. Explique que a hemíola é uma combinação de seis colcheias sendo tocadas ao fundo de duas notas de três batidas (compasso binário).

    Loading...
  2. Bata palmas seguindo as seis colcheias (ou dois conjuntos de triplas) no ritmo padrão da música e peça para os seus alunos imitá-lo.

  3. Demonstre o compasso binário utilizado junto com hemíolas por palmas semínimas pontilhadas dentro do mesmo ritmo. Peça aos alunos para copiar novamente.

  4. Divida a classe em dois grupos. Peça a um grupo reproduzir o compasso binário nas batidas um e quatro. Peça ao outro grupo aplaudir as seis colcheias.

  5. Repita a mesma atividade da instrução 4, utilizando agora instrumentos de sala de aula, tais como tambores, chocalhos e tamborins.

Loading...

O que você precisa

  • Gravação da música
  • Reprodutor de música
  • Instrumentos de sala de aula

Referências

Loading ...
Loading ...