Atividades para desenvolver empatia em adolescentes

Encorajar a empatia irá promover a amizade entre adolescentes

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Desenvolver empatia em adolescentes pode ser um desafio em uma hierarquia social orientada com o ensino fundamental ou médio. Adolescentes precisam aprender a diferença entre empatia e compaixão -- associar e entender a experiência dos sentimentos da outra pessoa em oposição a sentir muito por aquela pessoa. Cultivar sentimentos empáticos irá desenvolver mais respeito entre as crianças e elas terão um interesse maior nas outras pessoas à sua volta.

Música

Peça para que cada criança no grupo escolha uma música que tenha uma qualidade empática. Faça o grupo ouvir cada uma delas e veja se eles podem identificar a emoção geral da música ou mesmo trechos específicos que se destaquem. Crianças de todas as idades respondem à música e podem se identificar com as letras de uma música com a qual estão familiarizadas.

Você já...?

Peça para os adolescentes ficarem em pé em um lado da sala. Faça uma pergunta que comece com "Você já...?" Por exemplo, "Você já foi provocado por outro colega de classe?". Aqueles que responderem "sim" devem andar para o outro lado da sala. As perguntas podem ser mais ou menos específicas, dependendo do grupo de crianças com que você está trabalhando. Fazê-las perceber que todos se sentiram dessa maneira em algum momento de suas vidas irá encorajar o sentimento de união.

Medos em um chapéu

Passe um chapéu pela sala e peça para que os adolescentes escrevam um medo que eles têm, dobrem o papel e coloquem no chapéu. Uma de cada vez, as crianças irão escolher um medo aleatoriamente, ler em voz alta e discutir como a pessoa com esse medo pode se sentir. As crianças não precisam revelar seus medos pessoais, o que dá a eles um sentimento de anonimato e permite que eles se expressem.

Dramatização

Separe os adolescentes em grupos e dê a eles um cenário onde uma criança tem que expressar empatia por outra. As crianças serão capazes de se identificar às situações e a atividade irá construir uma fundação para melhores relacionamentos quando a reunião estiver terminada. Permita que as crianças improvisem se quiserem e comece uma discussão com outras crianças após o teatro para oferecer sugestões e deixá-las demonstrarem seus próprios sentimentos e reações aos cenários dados.

eHow Brasil
×