O que há de errado quando o cão perde pelo constantemente e tem coceira?

Escrito por kimberly kilmer | Traduzido por juliana néris nakanejo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que há de errado quando o cão perde pelo constantemente e tem coceira?
Seu cachorro tem coceira? (dog image by Holtea Silviu from Fotolia.com)

Cães que estão perdendo seus pelos devem ter uma consulta veterinária para determinar a causa exata. Casos típicos de coceira e perda de pelo são: alergia ao alimento ou ao ambiente, infestação parasitária ou doença. Deficiência nutricional, más condições corporais e falta de cuidados gerais também podem manifestar esses sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Alergia à alimento

Alergia a alimentos, ingredientes ou aditivos podem desencadear coceira na pele e perda de pelo em alguns cães. Muitos alimentos contém grãos, subprodutos e conservantes que podem ser os culpados. Cães, como os humanos, podem simplesmente ser sensíveis à algum tipo de ingrediente. A reação a esses alérgenos é usualmente coceira nas patas, abaixo do queixo e qualquer área na pele que o cão alcance para coçar repetidamente. Comidas orgânicas e holísticas encontradas no mercado são escolhas apropriadas para todo cachorro.

O que há de errado quando o cão perde pelo constantemente e tem coceira?
Cães podem ser alérgicos aos ingredientes contidos nos seus alimentos (raw chicken in the wooden tray isolated on white image by Elnur from Fotolia.com)

Alergias ao ambiente

Considera-se que o cão que é sensível aos alérgenos do ambiente possui alergia de contato. Sabões em pó usados para lavar seus brinquedos e cama, xampus para animais de estimação e produtos para enfeitá-los, detergente de carpete e limpadores domésticos podem ser suspeitos. Cães também podem ser alérgicos às plantas do seu jardim, como grama, árvores e pólen. Alergias de contato, e na ocasião de alergias inalatórias, podem causar coceira e perda de pelo.

O que há de errado quando o cão perde pelo constantemente e tem coceira?
Alergias de inalação e contato podem ser a causa da coceira (grass image by green308 from Fotolia.com)

Parasitas

Parasitas externos como pulgas, carrapatos e ácaros podem ser a causa primária da coceira, irritação da pele e perda de pelos em cães. Insetos que têm o cão como hospedeiro podem causar danos à pele do animal quando alimentam-se ou reproduzem. Eles também podem botar ovos que causam parasitas internos, como as tênias. As infecções de pele secundárias são causadas pela condição não saudável do sangue e pele. Uma vez diagnosticado que o problema é parasitário, medidas preventivas devem ser tomadas para evitar nova infestação.

O que há de errado quando o cão perde pelo constantemente e tem coceira?
Pulgas, carrapatos e ácaros podem causar danos à pele (Spinnmilbe image by Pepie from Fotolia.com)

Doenças

Os sintomas de muitas doenças caninas podem afetar a qualidade da pele e pelos. As infecções de pele com causas variadas podem resultar na produção de fungos ou bactérias nela. Ambas as condições causarão coceira e perda de pelo. Algumas doenças comuns que afetam as condições gerais da pele e pelo são deficiência da tireoide, sarna, desequilíbrio hormonal, doença de Cushing e uma variedade de dermatites.

O que há de errado quando o cão perde pelo constantemente e tem coceira?
Pelo ralo pode ser um sinal de doença (dog image by Gina Smith from Fotolia.com)

Má condição corporal

Má condição corporal causada pela falta de nutrição apropriada, doenças, idade avançada, higiene inadequada ou cuidado inapropriado do pelo podem resultar em pele não saudável. A saúde da pele, do pelo e do cão em geral pode ser provida por uma dieta apropriada para ele, a limpeza do ambiente e a higiene indicam o tipo de pelo que cresce no cão. A higiene precisa ser diferenciada, pois existe cão com pelagem simples ou dupla. Os que têm pelagem dupla possuem uma pelagem debaixo de uma outra, e precisa ser removida assim que começam a cair. A pelagem que não é cuidada devidamente pode emaranhar-se causando o bloqueio da passagem de ar para a pele e causar uma variedade de problemas de pele, como pontos quentes ou infestação parasitária oculta.

O que há de errado quando o cão perde pelo constantemente e tem coceira?
Falta de cuidado causa má condição corporal (the dog image by hupper from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível