Como escolher muletas, bengalas e andadores

Escrito por amber keefer | Traduzido por angela spada
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Como escolher muletas, bengalas e andadores
Os auxílios para deambular podem ajudá-lo a se manter em pé (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Se você se submeteu recentemente a uma cirurgia, se teve uma deficiência física ou sofreu de artrite ou outra condição médica que afete sua mobilidade, os auxílios para caminhar podem ajudá-lo a se manter em pé e a deambular com menos risco de queda. Se considerar difícil andar e precisar de ajuda para se locomover pela casa e/ou ao sair, peça a opinião de um profissional de saúde sobre a escolha de um auxílio correto para as suas necessidades.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Converse com um ortopedista, um terapeuta ocupacional ou um fisioterapeuta sobre o tamanho correto e o posicionamento das muletas, uma vez que estará utilizando as mãos para apoiar seu peso. As muletas são adaptadas de acordo com a altura da pessoa; portanto, ao se pôr de pé sobre os cotovelos, deverá estar levemente inclinado em um ângulo de cerca de 20º com a empunhadura da muleta e até mesmo com as articulações do quadril. A American Association of Ankle Surgeons (AAAS) ressalta que se o tamanho das muletas for apropriado, você estará apto a estender o cotovelo a cada vez que der um passo à frente. Apoiando uma das muletas na lateral corporal, ajuste-a de modo que a almofada do topo tenha uma extensão de até 2,5 a 5 cm sob a axila, que é a área do braço onde ele se conecta ao ombro.

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    Escolha entre muletas de madeira e de alumínio. As de madeira podem ser mais baratas, mas as de alumínio são mais leves e, portanto, são mais fáceis de usar. Lembre-se, também, de que muletas com empunhaduras torneadas são mais confortáveis do que as arredondadas. Elas poderão ser úteis, caso você sofra de artrite ou outra afecção que enfraqueça sua mobilidade.

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    Considere a aquisição de uma bengala ajustável, caso use diferentes estilos de calçados. A bengala fornece equilíbrio e apoio para a pessoa não cair. Para uma adequada adaptação, a parte superior da bengala deve esta no mesmo nível da dobra dorsal do punho. Após calçar os sapatos, mensure a distância do seu punho ao chão. Ao se levantar com a bengala, seu cotovelo deve estar curvado a um ângulo de 15º a 20º.

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    Verifique as pontas de borracha de muletas e bengalas. Elas podem ajudá-lo a prevenir escorregões e quedas. Inspecione-as rotineiramente e substitua-as logo que derem sinais de desgaste. Você poderá adquirir pontas para substituição na maioria das farmácias ou em lojas de materiais médicos.

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    Selecione um andador apropriado para as suas necessidades específicas. O andador-padrão não tem rodas, mas dão maior estabilidade ao usuário durante os movimentos, mas seu uso requer mais energia. Um andador rolante possui duas ou quatro rodas, que podem ser fixas ou giratórias. Também recomenda-se um andador dobrável, para um fácil transporte.

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    Ajuste o andador para a sua altura. Para tanto, fique em pé, com os braços repousando em posição relaxada, nas laterais. As alças de apoio devem estar na mesma altura dos punhos. Ao usar um andador, os cotovelos devem estar ligeiramente curvados. A adaptação correta é importante, sendo que o andador é feito para apoiar metade do peso corporal da pessoa. Se os braços não se curvarem a um ângulo confortável, isso poderá acarretar em estresse nos ombros e nas costas.

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    Assegure-se de que qualquer tipo de mobilidade o ajude a se sentir bem ao andar. Caso contrário, converse com seu médico ou fisioterapeuta para fazer os ajustes necessários.

Dicas & Advertências

  • Olhe diretamente para frente, quando andar com muletas. Evite olhar para baixo.
  • Se morar em uma região de temperaturas frias, com tendência a neve e gelo no inverno, talvez queira uma ponta apropriada para andar no gelo com a bengala. A maioria dessas pontas espiculadas é projetada para virar para cima, de forma que você possa usar a bengala em ambientes internos.
  • Um andador permite que você apoie parte do seu peso com os braços, retirando-o da porção corporal inferior e das pernas. isso poderá ajudá-lo a manter o equilíbrio, caso sua força esteja diminuída. Evite inclinar-se sobre o andador. Em vez de andar atrás dele, pise à frente, permanecendo ereto ao andar.

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