on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever um bom capítulo de discussão em uma tese

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma tese é o projeto final de um estudante de pós-graduação. A maioria das disciplinas acadêmicas pedem no mínimo 10 mil palavras e muito mais, se a tese for de nível de doutorado. A sessão de discussão é o capítulo final da tese. Aqui, as ramificações de resultados para aprofundar a investigação acadêmica e estudos são discutidos, assim como todas as tendências dentro dos resultados observados. Um bom capítulo de discussão deve tirar conclusões a partir dos resultados como também abrir novos caminhos para a investigação.

Instruções

O capítulo de discussão deve contextualizar suas evidências (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Posicione a seção de discussão corretamente. Ela é o capítulo final da sua tese, após a seção dos resultados e precedendo a das referências.

    Loading...
  2. Discuta seus resultados em comparação com pesquisas anteriores. Você já terá detalhado tais pesquisas na seção sobre revisão da literatura, aqui, será necessário apenas para discutir se os seus resultados corroboram ou desafiam as perspectivas existentes.

  3. Concentre-se em quaisquer anomalias em seus resultados. Questione por que tais anomalias ocorreram. Se o delineamento experimental foi culpado ou se as anomalias justificam uma investigação mais aprofundada.

  4. Contextualize os resultados em um quadro social. Amplie sua discussão para mostrar o impacto e a relevância que os resultados têm na sociedade e em sua disciplina acadêmica.

  5. Tire conclusões a partir de suas descobertas. Observe quaisquer tendências ou padrões inesperados que apareceram em seus resultados. Sugira caminhos para uma investigação mais aprofundada que outros pesquisadores podem querer seguir.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...