×
Loading ...

Como escrever um enunciado de problema e de propósito na pesquisa em enfermagem

Atualizado em 17 abril, 2017

Os componentes mais importantes de um trabalho de pesquisa são os enunciados de problema e de propósito; eles comunicam a razão da pesquisa, o que vai ser pesquisado, o que vai ser conseguido e como o estudo vai proceder. Comunicar os enunciados claramente e concisamente vai ajudar os revisores a desenvolver um entendimento claro sobre o que você está fazendo, ao mesmo tempo que vai persuadi-los quanto aos seus méritos como uma contribuição valiosa para a comunidade de enfermagem.

Instruções

Uma boa proposta de pesquisa contém um enunciado de problema e um de propósito fortes (bandage research image by Keith Frith from Fotolia.com)

    O enunciado de problema

  1. Indique de forma clara e concisa o problema geral a ser abordado na pesquisa. Descreva com detalhes a necessidade para o estudo. Seja claro e use os tempos verbais adequados sem referências em primeira pessoa. Por exemplo, se o problema afirma que há uma escassez de voluntários na unidade de HIV, descreva porque estes voluntários são necessários para o hospital, unidade ou equipe.

    Loading...
  2. Inclua no enunciado de problema uma descrição do método e projeto de pesquisa. Detalhe brevemente como o projeto é apropriado para o problema. Use linguagem introdutória, como, "Esse estudo irá analisar..." e "Esse estudo irá comparar...". Escreva sobre o projeto de pesquisa de forma clara, e certifique-se de que ele contém detalhes suficientes para demonstrar e comunicar que é apropriado para o estudo.

  3. Inclua a identificação clara da população geral e localização geográfica do estudo no enunciado do problema. Por exemplo, se a população geral são as crianças menores de cinco anos de idade de famílias com renda anual inferior a aproximadamente R$70.000,00, indique isso claramente. O enunciado de problema todo não deve ser mais do que um parágrafo ou três ou quatro frases juntas.

    O enunciado de propósito

  1. Comece o próximo parágrafo com um enunciado de propósito que identifica o tipo de estudo a ser realizado: qualitativo, quantitativo ou um método misto. Defina a área específica de pesquisa, por exemplo: ciência, farmácia ou ciências sociais. Mantenha os detalhes do enunciado de propósito breves o suficiente para revê-los e expandi-los mais tarde. Por exemplo, "Esse estudo quantitativo irá analisar os efeitos de Rx em...".

  2. Use uma única frase para explicar o que o estudo pretende realizar. Estruture-a como uma declaração de metas, por exemplo, "O objetivo desse estudo é analisar..." ou "O objetivo desse estudo qualitativo é comparar os efeitos do tratamento de...".

  3. Ofereça uma dica, mas só uma dica, sobre a hipótese e significado ou importância do estudo no enunciado de propósito. Mantenha isso breve para que também possa ser aumentado posteriormente. Por exemplo, se a hipótese é que o Grupo A vai responder mais favoravelmente a um determinado tratamento e Grupo B não, estabeleça isso no enunciado geral, por exemplo, "os grupos A e B serão testados para uma reação" e deixe para expandir os detalhes mais tarde no trabalho.

  4. Identifique e indique quais são as variáveis ​​de pesquisa: independentes, dependentes, relações e comparações. Variáveis ​​são as causas e os efeitos do estudo; elas são as ações e as reações onde uma variável opera de forma independente e a outra atua dependentemente da reação. Seja bem claro sobre a distinção entre as variáveis ​​dependentes e independentes, identificando cada uma delas como são -- seja dependente ou independente.

Loading...

Dicas

  • Cuidado para não entrar em muitos detalhes no enunciado do problema, senão os leitores podem perder o foco.
  • Um bom enunciado de problema vai responder à questão: "Por que essa pesquisa precisa ser feita?".

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...