Como escrever um Plano de Auditoria Interna

Escrito por gae-lynn woods | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um Plano de Auditoria Interna
Plano de auditoria interna requer detalhes de diferentes setores da empresa (manos con finanzas image by Gabriel Gonzalez G. from Fotolia.com)

O Instituto de Auditores Internos exige que o diretor executivo de auditoria estabeleça planos de risco que guiem a atividade de auditoria interna. O planejamento deste recurso é um processo que identifica todas as áreas de negócio, avalia o risco de cada uma usando uma metodologia padrão e, usa recursos financeiros e de auditoria disponíveis para determinar quais auditorias serão realizadas durante um ano. Uma vez que o planejamento esteja completo, um plano escrito deve ser desenvolvido e comunicado à administração. O plano deve incluir informações de base, um resumo da metodologia de classificação de risco e alocação de pessoal e detalhes do plano de auditoria.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Você vai precisar de:
  • Detalhes de atividades de planejamento de auditoria
  • Detalhes de auditoria interna do departamento pessoal

Lista completaMinimizar

Instruções

    Informações de base

  1. 1

    Inclua um resumo do objetivo do documento para explicar aos leitores o que é um plano de auditoria interna e o que a torna útil. O Banco de Reserva Federal St. Louis diz que este plano pode ser usado pela gestão executiva para supervisionar a performance dos departamentos de negócio e de auditoria durante o ano.

  2. 2

    Inclua a declaração de missão e objetivos do departamento de auditoria interna.

  3. 3

    Explique como o plano foi desenvolvido. Normalmente ele é baseado em uma avaliação de risco padronizado, discussões com administração, avaliação de resultados de auditoria anterior, inclusão de mandatos de auditoria por órgãos regulares ou empresas-mãe e solicitação de gestão.

  4. 4

    Forneça um resumo da origem da empresa, do enquadramento regulamentar e das operações atuais como um auxílio aos leitores não familiarizados com a empresa.

    Metodologia e Alocação

  1. 1

    Descreva a metodologia usada pelo departamento de auditoria para atribuir os riscos de áreas de auditoria individuais ou empresas. A classificação de risco normalmente envolve avaliação quantitativa de áreas de risco como risco de crédito e financeiro, juntamente com avaliações de risco de áreas menos tangíveis tais como pessoal, importância estratégica e risco legal.

  2. 2

    Descreva a estrutura do departamento de auditoria interna, fornecendo gráficos conforme a necessidade. Inclua explicações de tempo de avaliação, horas de documentação disponíveis para o trabalho de auditoria durante o ano e, explique a diferença entre horas disponíveis e horas de trabalho (i.e, a maioria dos departamentos excluem férias, feriados e tempo de administração a partir de horas).

  3. 3

    Documente mudanças significantes na estrutura do departamento de auditoria ou pessoal desde o último plano, ou mudanças que foram planejadas para o ano seguinte.

  4. 4

    Se for o caso, forneça um resumo dos antecedentes dos responsáveis da auditoria.

    Detalhes do Plano de Auditoria

  1. 1

    Forneça uma breve descrição de cada auditoria planejada para o ano, inclusive horas programadas e escopo geral do mesmo.

  2. 2

    Inclua uma lista de todas as áreas passíveis de auditoria e documente o departamento ou classificação de risco da empresa, data da última auditoria, resultados, horas usadas para nela e, datas e horas planejadas para futuras auditorias. Esta lista demonstra como classificações de risco e história prévia influenciam em futuros programas deste recurso.

  3. 3

    Compare a alocação de recurso na auditoria do ano anterior para cada área fiscalizável para alocação do ano seguinte, usando um gráfico circular para demonstrar como o foco da auditoria mudará. Forneça uma explicação para desvios significativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível