Como escrever uma redação campeã

Escrito por susan deschel | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma redação campeã
Como escrever uma redação campeã (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Seja para uma bolsa de estudos, um concurso de redação, uma publicação ou simplesmente para uma boa nota, escrever uma redação campeã demanda esforço e organização. Usar uma fórmula vencedora lhe renderá grandes resultados. Essa fórmula inclui o desenvolvimento de um objetivo claro, comprometimento com esse objetivo, inserção de experiências pessoais e uma conclusão que amarre tudo isso.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Normas da ABNT

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Leia as instruções e exigências cuidadosamente. Certifique-se que você entende claramente o propósito da redação, para quem ela será escrita e quais as instruções gerais. Destaque todas essas áreas. Você precisará lembrar-se delas para permanecer focado. Revisá-las enquanto escreve também ajudará.

  2. 2

    Escreva uma introdução que chamará a atenção do leitor diretamente para o tema da redação. Reitere, sem usar as mesmas palavras, qual é o tema da redação, de acordo com as instruções recebidas. Por exemplo: "Viver em uma sociedade que não faz uso do dinheiro tem seus benefícios, mas tem também seus desafios." Ou "Enquanto viver em uma sociedade que não faz uso do dinheiro possa ser mais seguro, essa situação também tem sua parcela de desafios."

  3. 3

    Inclua uma tese que apresente o propósito da redação. Foque em um ou dois pontos centrais. Nunca comece com "Eu estou escrevendo essa.." ou "Nessa redação eu vou discutir..." Tente evitar referências na primeira pessoa e mantenha a redação objetiva. Aqui vai um exemplo: "Desafios de uma sociedade que não faz uso do dinheiro incluem fracasso da tecnologia, roubo de identidade, e talvez até mesmo um rastro desnecessário de papel." Certifique-se de discutir em detalhes tudo o que foi proposto na tese.

  4. 4

    Identifique o tópico. Parta de uma experiência pessoal e use-a de forma que se adeque a redação. Por exemplo: Se você tiver que escrever sobre um tema do tipo "Descreva como seria viver em uma sociedade que não faz uso do dinheiro", discuta algumas das suas próprias experiências lidando somente com cartões de crédito, ou descreva como isso lhe impactaria.

  5. 5

    Desenvolva sua tese ao longo da redação, iniciando um parágrafo novo para cada nova idéia. Continue inserindo suas experiências à medida que se relacionem aos pontos principais e ao tema central da redação. Trabalhe em qualquer pesquisa que suporte uma idéia, e certifique-se de citá-la de acordo com as normas da ABNT.

  6. 6

    Escreva uma conclusão que dê a essa redação um "bum" enquanto você resume os pontos principais, sem repeti-los palavra por palavra. Por exemplo: "Apesar de uma sociedade que não faz uso de dinheiro apresentar alguns desafios, ela também proporciona segurança para as pessoas e bancos que operam no século 21.

  7. 7

    Peça para que duas ou três pessoas leiam e comentem sua redação. Diga-lhes exatamente o que devem esperar e também se há algo no qual você esteja com dificuldade ou até mesmo inseguro. Faça cópias para que cada pessoa possa escrever seus comentários.

  8. 8

    Junte todo seu feedback, revise a redação e leia-a em voz alta pelo menos uma vez antes de fazer as considerações finais. Ler em voz alta ajuda a identificar erros que talvez não notemos quando fazemos a leitura silenciosa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível