Como escrever uma redação inteira com conectores

Escrito por diana v. faustmann Google | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma redação inteira com conectores
Use conectores e frases para expressar seus pensamentos coerentemente (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

"Sem se ou mas" pode funcionar bem para enfatizar que você não inventará desculpas, mas em uma redação, a exclusão desses e de outros conectores pode dar ao seu leitor muitas razões para perder o interesse. Em uma redação, seja persuasiva ou expositiva, você expressa pensamentos em várias frases e parágrafos. As expressões conectoras são usadas para ligar sentenças e parágrafos, para que seu leitor possa seguir sua linha de pensamento tranquilamente, da introdução, passando pelos argumentos, à conclusão. Felizmente, dominar o uso dos conectores em redações requer um esforço modesto.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reveja os diferentes tipos de relações entre frases e parágrafos existentes e o conector que deve-se usar para estabelecê-las. Isso ajuda a ter em mãos uma lista compreensível de expressões conectoras enquanto escreve. Você notará que, para qualquer propósito dado, terá várias opções para usar. Por exemplo, para adicionar uma ideia, você pode usar "além disso" ou "ademais"; para comparar ou contrastar, considere usar "no entanto" ou "similarmente"; e, para mostrar uma relação causa-consequência, use "portanto" ou "de acordo". Selecione a palavra ou expressão mais apropriada para o seu objetivo.

  2. 2

    Escreva a introdução de sua redação. Prenda o interesse de seu leitor com as primeiras sentenças e então fundamente sua tese e argumentos. Use conectores em sua introdução, para conduzi-la à sua tese, sua tese aos seus argumentos e, por fim, seus argumentos entre si, conforme necessário. Sua escolha de conectores dependerá da relação entre eles. Por exemplo, escreva "Para o americano médio ter um plano de saúde, ele precisa de (a). Além disso, ele deve (b). Mesmo assim, o plano de saúde não é garantido. Claramente, algo está errado. Portanto, eu proponho (sua tese). Fazer isso remediará a situação em três áreas chave: (x), (y) e (z)".

  3. 3

    Desenvolva o corpo de sua redação, atribuindo um parágrafo para cada um de seus argumentos. Use conectores e expressões conectoras para associar as sentenças do parágrafo, como mostrado no passo dois, e então conecte seus parágrafos entre si. Seu primeiro parágrafo deve, no mínimo, ligar-se com o segundo, que deve se associar ao terceiro. Consiga essas ligações com conectores e frases que reflitam a relação entre seus três argumentos. Por exemplo, no exemplo do passo dois, você poderia começar cada parágrafo da argumentação com "primeiramente", "em segundo lugar", "em terceiro" ou com "primeiramente", "além disso" e "finalmente". Organize seus parágrafos de maneira lógica, para que o conteúdo de um parágrafo leve, naturalmente, ao próximo.

  4. 4

    Comece sua conclusão com um conector ou expressão conectora que sinalize o fim de sua redação para seus leitores. Use uma expressão como "em resumo", "brevemente" ou "em conclusão", seguido de uma reafirmação de sua tese e um resumo dos três argumentos apresentados. Então passe para uma sentença ou duas que destaquem o significado de sua tese para o leitor. Por exemplo: "Na verdade, a estrada à frente não será fácil. No entanto, quando se considera a paz de espírito que 300 milhões de estadunidenses encontrarão ao chegarem a seu fim, esta é uma estrada pela qual vale a pena seguir".

Dicas & Advertências

  • Nunca comece uma redação com um conector.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível