Como escrever suas metas e objetivos para uma avaliação de professor

Escrito por m.t. wroblewski | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever suas metas e objetivos para uma avaliação de professor
Colegas muitas vezes formam um consenso sobre um professor e compartilham suas opiniões com outros estudantes (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Toda a escrita é arte, e essa máxima vale para escrever uma avaliação de professores também. Estudantes universitários provavelmente não vão perceber que estão sendo convidados se um professor tiver cumprido as metas e objetivos de um curso; eles podem simplesmente se sentir lisonjeados por estarem sendo convidados a emitir suas opiniões. Afinal, a maioria das avaliações de professores é intitulada "Avaliação da Eficácia de Ensino pelo Aluno" ou "Pesquisa de fim de curso para alunos". Mas não tenha nenhuma dúvida quanto a uma coisa: se a avaliação for escrita com as perguntas quantitativas e qualitativas certas, as respostas dos alunos estarão lotadas de informações a respeito de um professor ter cumprido as expectativas de um curso ou não.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Prepare uma avaliação dupla face com questões quantitativas na frente e qualitativas no verso.

  2. 2

    Divida a parte da frente ao meio. No lado direito, crie caixas numéricas de 1 a 5, sendo 1 designado como "discordo totalmente", 2 como "discordo", 3 como "neutro", 4 como "concordo" e 5 como "concordo totalmente".

  3. 3

    Organize as perguntas do lado esquerdo na ordem em que você julgar mais adequada (a ordem fornecida aqui é apenas uma recomendação).

  4. 4

    Entenda as perguntas "não escritas" que se referem ao fato de um professor ter cumprido os objetivos do curso, que podem incluir: "O professor estabeleceu um bom relacionamento com a classe"; "O professor apresentou as diretrizes do curso - incluindo a escala de classificação e política de atendimento - claramente"; "O professor foi organizado e preparado para cada classe"; "O professor entregou apresentações claras e compreensíveis"; "O professor exibiu entusiasmo em relação ao material do curso"; "O professor trata questões e problemas de uma forma inteligente e profissional"; "O professor se disponibilizou a fornecer ajuda extra"; "O professor envolveu ativamente os alunos no processo de aprendizagem" e "O professor incentivou contribuições de alunos durante as discussões da classe".

    Como escrever suas metas e objetivos para uma avaliação de professor
    Os professores devem ler atentamente as suas avaliações para obter feedback construtivo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. 5

    Entenda as perguntas "não escritas" que dizem respeito a um professor ter cumprido as metas do curso ou não, que podem incluir: "O professor me ajudou a ver e compreender as metas do curso"; "O professor me ajudou a dominar os principais conceitos e metas de aprendizagem deste curso"; "O professor desempenhou um papel significativo na contribuição para a minha realização deste curso" e "Depois de fazer este curso, me sinto um aluno mais confiante".

  6. 6

    Encerre as questões quantitativas com uma medida diferente: "Eu espero ganhar a seguinte nota no curso", seguido por cinco caixas: "A", "B", "C", "D" e "F" (O significado "não escrito" por trás dessa questão é esse: algumas vezes os alunos que são cronicamente ausentes, não fazem provas e se recusam a entregar trabalhos se vingam de uma nota ruim avaliando um professor de forma mordaz. A resposta a essa pergunta por vezes coloca tal causticidade em perspectiva).

  7. 7

    Vire a folha e escreva três e não mais do que cinco questões abertas, tais como: "Quais foram os pontos fracos e/ou negativos deste curso?"; "Quais foram os pontos fortes e/ou positivos deste curso"; "Como este curso pode ser melhorado?"; "Como este curso foi benéfico para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?" e "Por que ou por que não você recomendaria este curso para outros alunos?".

Dicas & Advertências

  • Revise e edite a avaliação antes de entregá-la aos alunos. A última coisa que você quer é que um aluno edite o trabalho de uma figura de autoridade no ensino superior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível