Espécies de orquídeas roxas que crescem em florestas tropicais

Escrito por karen lac | Traduzido por jacques baroukh aben athar de alcantara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Espécies de orquídeas roxas que crescem em florestas tropicais
A Phalaenopsis pode ser encontrada em florestas tropicais (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Existem mais de 20 mil espécies conhecidas de orquídeas no mundo. Todas essas espécies, que apresentam enorme variedade de formato e cor, possuem, normalmente, três sépalas cobertas por três pétalas. As sépalas são as folhas mais externas de uma flor. A pétala inferior das orquídeas, que tem um formato diferente das outras duas pétalas horizontais, é chamada de labelo. Muitas orquídeas crescem em florestas tropicais, sendo que a Cattleya, a Phalaenopsis, a Paphiopedilum e a Miltonia são quatro dessas variedades que apresentam a coloração roxa.

Outras pessoas estão lendo

Cattleya

As Cattleyas são plantas nativas da América Central. Elas nascem em florestas tropicais localizadas a aproximadamente 1200 metros acima do nível do mar, desde o sul do México até a Costa Rica. A Cattleya skinneri, espécie roxa de Cattleya, é a flor nacional da Costa Rica e cresce sobre troncos de árvores e superfícies de pedras. Ela possui sépalas longas e finas cobertas por pétalas mais largas, e seu labelo, que é branco por dentro, tem formato de trompa. Podem nascer de cinco a 12 flores em um único pedúnculo.

Phalaenopsis

As Phalaenopsis podem ser encontradas em muitas cores diferentes, incluindo o roxo. Elas são comumente conhecidas como orquídeas-mariposas devido ao formato de suas pétalas, que se parecem com as asas de uma borboleta. A Phalaenopsis pode ser encontrada nas florestas tropicais da Ásia, assim como na Austrália e na Papua-Nova Guiné. Diferentemente da Cattleya, seu labelo é aberto no topo, e podem nascer mais de 20 flores por pedúnculo. Ela é um dos tipos mais populares de orquídeas utilizadas pelos floristas, e podem ser criadas em casa, devido à habilidade dessas flores de crescerem durante todo o ano sem muitos cuidados especiais.

Paphiopedilum

As Paphiopedilum são comumente conhecidas como "sandálias de Vênus", já que seu labelo parece uma sapatilha feminina. Elas podem ser encontradas no chão de florestas tropicais da China, do sudeste da Ásia e das ilhas do Pacífico. Essas flores fogem um pouco do padrão típico das outras orquídeas, já que apresentam uma grande sépala no topo, uma pétala de cada lado e um labelo com um formato parecido com o de um balde. As pétalas laterais algumas vezes apontam para baixo, e normalmente nasce apenas uma flor por pedúnculo. As Paphiopedilum podem ser encontradas em várias cores diferentes, incluindo o roxo. Uma das espécies, a Paphiopedilum vietnamense, é branca e roxo-claro.

Miltonia

A Miltonia pode ser encontrada na floresta tropical atlântica brasileira, no norte do Rio de Janeiro. Ela possui pétalas e sépalas de tamanhos similares, enquanto que o labelo é mais largo. Várias das espécies de Miltonia spectabilis possuem coloração roxa. A variação moreliana é roxo-escuro, e seu labelo apresenta nervuras com tonalidades escuras e claras de púrpura. A variação semi-alba é toda branca, exceto no labelo, que é parecido com o da moreliana. A variação clowesii possui coloração de ferrugem com um labelo roxo-claro e branco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível