Estilos de aprendizagem de Kolb

Escrito por amanda hermes | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos de aprendizagem de Kolb
Identificando o estilo de aprendizagem, é possível melhorar a capacidade de aprendizado (Dierk Schaefer: Flickr.com)

Todos nós temos formas específicas de aprender. Por exemplo, alguns aprendem melhor lendo, alguns ouvindo e outros observando; são os chamados estilos de aprendizagem e nós retemos melhor o conhecimento quando nos permitem usar nosso estilo preferido. Ao longo dos anos, especialistas em educação desenvolveram diferentes ideias sobre estilos de aprendizagem e como eles afetam a educação.

Outras pessoas estão lendo

Estilos de Aprendizagem de Kolb

De acordo com Susan Santo, professora de educação na Universidade da Dakota do Sul, David A. Kolb e seu parceiro, Roger Fry, desenvolveram em 1976 a teoria chamada "Inventário de Estilo de Aprendizagem". Eles afirmam que nós todos aprendemos de algum lugar ao longo de duas continuidades: da abstração para concreticidade e da reflexão para atividade. Combinar as qualidades de duas continuidades leva a quatro modos de aprendizagem: conceitualização abstrata (aprendizagem pelo pensamento), experimentação ativa (aprendizagem pela realização), experiência concreta (aprendizagem pelo experimento) e observação reflexiva (aprendizagem ao refletir, ver e ouvir). Kolb e Fry afirmam em sua teoria que a maioria de nós aprendemos ao combinar estes modos em um dos quatro estilos comuns de aprendizagem.

Divergentes

Santo escreve que o primeiro tipo de aprendiz, de acordo com Kolb, é o divergente, uma combinação de experiência concreta e observação reflexiva. Resumindo, divergentes aprendem melhor ao combinar sensação e observação. Estes aprendizes apreciam atividades criativas e inventivas, identificando problemas e coletando informações, chegando a uma grande variedade de ideias, havendo canalização de emoções, atividades grupais e estando pessoalmente envolvido na experiência de aprendizagem. Eles gostam do estudo independente, de ter muitos exemplos de onde extrair, pesquisas da Internet e atividades de autodiagnóstico.

Assimiladores

De acordo com Santo, o segundo tipo de aprendiz de Kolb é o assimilador, uma combinação de conceitualização abstrata e observação reflexiva. Este tipo aprende melhor ao combinar observação e pensamento. Os assimiladores apreciam ideias abstratas, planejar experiências, criar modelos conceituais, resolver problemas, apresentar soluções alternativas, reflexão, leitura, teorias, atividades ordenadas e analisar dados quantitativos. Eles gostam de instruções detalhadas, uma abordagem metódica e instruções auxiliadas por computador.

Convergentes

O terceiro tipo de aprendiz, o convergente, é uma combinação de conceitualização abstrata e experimentação ativa, de acordo com Santo. eles aprendem melhor pensando e realizando. Estes aprendizes apreciam atividades manuais, seguir passos sequenciais detalhados, encontrar uso prático para teorias e ideias, avaliar resultados e escolher soluções, atividades baseadas em tentativas e erros e ser dados objetivos claros com uma sequência lógica para seguir. Eles adoram as aplicações de "mundo real", simulações, palestrantes convidados e escolher fontes de informações.

Acomodadores

O último estilo de aprendizagem de Kolb, de acordo com Santo, é o acomodador, uma combinação de observação concreta e experimentação ativa. Eles aprendem melhor experimentando e realizando. Estes aprendizes apreciam aprendizagem ativa, compartilhamento de informação com outros, atividades manuais, discussões de classe, executar soluções, assumir riscos, atividades de tentativa e erro, flexibilidade, debate, apresentações, liderança e trabalho em grupo. Eles, normalmente, não apreciam estruturas fortes e figuras autoritárias. Gostam de narração, peças teatrais e interação online entre colegas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível