×
Loading ...

Estilos de corte do pelo do Pequinês

Atualizado em 20 julho, 2017

O pequinês é um cão pequeno, robusto, conhecido por sua face achatada, pernas curtas e pelagem macia. Ele é um animal de estimação amável, atencioso, mas costuma não confiar em estranhos, o que o torna um excelente cão de guarda também. Não se deixe enganar porque o pequinês é de pequena estatura, ele também é conhecido por seu espírito corajoso, e foi apelidado de "O Cão Leão".

Um pequinês (Portrait of pretty pekingese dog image by Stana from Fotolia.com)

História

Embora o pequinês não tenha sido encontrado nos Estados Unidos até 1890, esta raça pode ser rastreada até 2000 aC, onde foi encontrada na China. Nessa época, apenas a realeza tinha permissão para possuir a raça, e a pena por roubar um desses cães preciosos era a morte. Se não fosse a China ter sido invadida pela Inglaterra, e o exército britânico não tivesse tomando o palácio imperial chinês, em 1890, nunca poderiam ter visto o pequinês na América. Os soldados britânicos, junto com outros tesouros, trouxeram vários desses cães para casa. Eles foram reconhecidos pelo AKC — sigla para o Clube de Criadores Americano, em 1906.

Loading...
Um antigo templo chinês (ancient Thai temple image by Alexey Stiop from Fotolia.com)

Corte padrão da raça

O padrão do AKC para a pelagem de um pequinês não é simplesmente cortar o pelo todo. Um casaco longo, vasto, é valorizado no círculo de exposição, e se houver qualquer sinal da pelos sendo aparados, acrescenta-se uma penalidade.

Um pequinês com a pelagem intacta (Beautiful Dog image by Stana from Fotolia.com)

Conselho de especialistas

A fim de manter a pelagem do pequinês longa e sedosa, um regime de escovação diária deve ser implementado. Caso contrário, o pelo torna-se opaco, o pequinês é um cão com duplo revestimento — há uma camada de penugem macia perto da pele — atenção especial deverá ser dada com uma escova e um pente para tirar todos os emaranhados.

Ferramentas para cuidados (horse and hound brushes image by mark humphreys from Fotolia.com)

Outras opções de estilos

Muitos donos acham que é muito trabalhoso mantê-los com o pelo longo, e optam por cortá-los um pouco. A comunicação com o profissional é de extrema importância se decidir fazer isso, pois "curto" para um tosador, pode significar qualquer tamanho entre 0,5 cm e 5 cm de comprimento. Há também o "Corte de Leão", que representa um meio-termo entre o curto e o longo. Com a juba longa e macia, enquanto o corpo está aparado, este é um corte moderno e conveniente.

Um pequinês com um corte de leão (dogs portrait image by Tomo Jesenicnik from Fotolia.com)

Curiosidade

Apenas dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Um deles era um pequinês.

O Titanic (Doors from Titanic :-) image by zimous from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...