Estrutura organizacional de marketing

Escrito por cheryl munson | Traduzido por nathália silva
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Estrutura organizacional de marketing
A estrutura organizacional é essencial para desenvolver e executar estratégias e alcançar objetivos e metas (marketing image by dead_account from Fotolia.com)

A estrutura organizacional de um departamento de marketing pode ser tão simples como um empresário usando o chapéu do chefe executivo e do diretor de marketing. Ou pode haver dezenas de pessoas em uma empresa que suportam um vice-presidente sênior de título de marketing; centenas de pessoas que servem como gerentes de produto, e milhares de outras em vendas.

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Objetivo primordial

A estrutura organizacional serve como a arquitetura corporativa para orientar, navegar e conquistar alinhamento entre todos os responsáveis ​​pelos esforços de marketing para ajudar empresas de todos os tamanhos a atender e superar seus objetivos e metas.

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Traçando objetivos (businessman image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Nível executivo

As divisões de marketing de grande parte das maiores empresas do mundo, como Procter & Gamble e Wal-Mart, são chefiadas por um diretor de marketing (CMO - Chief Marketing Officer, Diretor Executivo de Marketing). Essa pessoa supervisiona as operações de comercialização interna e externa e os relatórios para o executivo principal (CEO - Chief Executive Officer, Diretor Executivo Principal) da corporação. Ele tem enormes responsabilidades e cuida da prestação de contas de todo o marketing, das vendas e da comunicação de marketing.

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Marketing (Businessman image by huaxiadragon from Fotolia.com)

Departamento de marketing

O departamento de marketing concentra-se em todos os produtos e funções da marca e geralmente é chefiado pelo diretor de marketing. Produtos ou gerentes da marca subordinados ao diretor são geralmente atribuídos a uma determinada marca ou categoria de produtos.

A Procter & Gamble, por exemplo, atribui um gerente de marca para cada produto. Os gerentes de marca têm responsabilidades internas e externas. Internamente, eles são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de estratégias de marketing, definição de preços, estabelecimento de orçamentos de publicidade e alcance de objetivos definidos para as vendas e volume dentro de varejo e vários canais de distribuição, tais como supermercado, drogarias, grandes varejos e lojas de conveniência.

Externamente, os gerentes de marca conduzem, supervisionam e aprovam anúncios desenvolvidos para sua marca com a agência de publicidade responsável. O gerente de marca de um produto de grande porte pode se deparar com um orçamento de publicidade anual que ultrapassa as centenas de milhões de dólares a cada ano.

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Executivo de negócios (businessman image by huaxiadragon from Fotolia.com)

Departamento de comunicação e marketing

Esse departamento é normalmente separado do departamento de marketing e é chefiado pelo diretor de comunicações de marketing. Os departamentos dentro do departamento de comunicação de marketing geralmente incluem relações públicas, assuntos públicos e relações com a mídia. As principais responsabilidades incluem o desenvolvimento de todos os relatórios anuais, comunicados de imprensa e questões relacionados à mídia. Por exemplo, os inquéritos de mídia para o Bank of America (Banco da América) sobre a verificação de taxas de conta seriam direcionados para o diretor de relações de mídia no departamento de comunicação de marketing. Tendências no consumismo, recalls de produtos, crises e gestão de reputação, ações corporativas de relatórios de ganhos do mercado, a ecologia e o movimento "verde", a responsabilidade social corporativa e outras questões têm expandido a importância do departamento de comunicação de marketing.

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Escritório (Asian businessman image by huaxiadragon from Fotolia.com)

Departamento de vendas

O departamento de vendas é responsável pelo cumprimento das metas de vendas e de volume definidas pelo diretor de marketing. O departamento geralmente é chefiado pelo diretor de vendas e trabalha em estreita colaboração com o departamento de marketing, fornecendo insights essenciais e feedback sobre as necessidades dos clientes, questões relevantes, e informações sobre a concorrência. A maior parte de seu trabalho é feita externamente. Eles são encarregados ​​de desenvolver fortes relações ​​com varejistas e clientes-chave, além de aumentar o número de vendas. O feedback do departamento de vendas é fundamental e muito importante para o desenvolvimento de novos produtos, análise de preços e identificação de novos canais para tentativas de distribuição, vendas e marketing.

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Parcerias (work on a computer image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com)

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