Exames de sangue inconclusivos para a insuficiência renal em cães

Escrito por sandra parker | Traduzido por débora santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exames de sangue inconclusivos para a insuficiência renal em cães
A insuficiência renal em cães é diagnosticada através de exame revistos de sangue e de urina, juntamente com um exame físico (the dog image by hupper from Fotolia.com)

Cachorros que são diagnosticados com doença renal podem ser geralmente agrupados em uma das duas categorias: aguda ou crônica. A doença renal aguda refere-se ao início súbito da doença, como o que ocorre quando um cão ingere anticongelante. A doença renal crônica refere-se ao processo em que os rins se desgastam ao longo do tempo. Em ambos os casos, a presença de níveis mais elevados do que níveis normais de nitrogênio ureico sanguíneo e de creatinina no sangue, são os principais indicadores da doença.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas físicos

Os sintomas da doença renal nos cachorros incluem um aumento da sede, diminuição do apetite, urina mais frequente, perda de peso, vômito e letargia. Portanto, os sintomas característicos da doença renal em cães são o aumento do consumo de água e da produção de urina. São geralmente esses indicadores que impulsionam os donos de cachorro a levarem seus bichos ao veterinário para exames. Após a apresentação, o veterinário irá utilizar vários exames para fazer o diagnóstico do cachorro, incluindo exames de sangue e de urina.

Nitrogênio ureico sanguíneo

Exames de sangue que indicam um nível mais alto do que o normal de nitrogênio ureico sanguíneo são usados para indicar uma possível presença de doença renal em cães. O nitrogênio ureico sanguíneo mede quão bem os rins estão quando se trata de filtrar as toxinas para fora da corrente sanguínea. A presença alta desse elemento no sangue pode indicar a possibilidade de os rins não estarem funcionando direito. No entanto, esse exame não pode ser utilizado como único indicador para a doença renal já que a presença elevada de nitrogênio ureico sanguíneo e a ausência de outros sintomas ou de quantidade elevadas de enzimas dos rins no sangue, pode indicar somente que o cachorro está desidratado devido a outras causas.

Creatinina

Níveis elevados de creatinina também podem indicar a presença de insuficiência renal nos cães. Esse exame mede o nível de habilidade do rim de filtrar e eliminar a creatinina, que é produzida pelo catabolismo muscular regular, e é considerada o indicador padrão para detectar a presença da doença renal em cães. No entanto, a presença elevada de níveis de creatinina no sangue pode indicar também que o cachorro foi exposto a um exercício rigoroso e prolongado ou que apresenta o início de uma doença de hipófise.

Cálcio

Níveis elevados de cálcio no sangue, ou hipercalcemia, também podem indicar que os rins não estão funcionando de forma correta. No entanto, há várias razões pelas quais um cachorro pode estar com hipercalcemia, incluindo: hiperparatireoidismo, câncer e intoxicação de vitamina D. Níveis elevados de cálcio no sangue não é motivo o suficiente para diagnosticar insuficiência renal em cães e deve ser considerado com outros indicadores primários como níveis elevados de nitrogênio ureico sanguíneo e creatinina para poder formar o diagnóstico.

Concentração de urina

Os cachorros que exibem os sintomas característicos e exames positivos para a presença de níveis elevados no sangue de nitrogênio ureico sanguíneo, creatinina e cálcio, terão então um exame final realizado para medir a densidade específica ou a concentração da urina. Os cachorros que estão com a saúde boa têm uma capacidade extremamente eficaz de conservar a água, filtrando e eliminando as toxinas do sangue. Isso é medido pela concentração da urina. Quanto mais diluída a urina for, menos será a capacidade de funcionamento dos rins.A presença de elevados indicadores de química no sangue, juntamente com a urina diluída e os outros sintomas, irão confirmar a presença da insuficiência renal em cães.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível