Exercício de extensão para os joelhos

Escrito por sara sentor | Traduzido por letícia melo
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Exercício de extensão para os joelhos
Recuperar a força do joelho é um trabalho doloroso e que leva tempo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

As lesões no joelho podem ser dolorosas e difíceis de curar. Adquirir a sua força novamente é um processo lento e dolorido que pode levar meses ou até mesmo anos. No entanto, a maioria dos fisioterapeutas e ortopedistas concorda que a melhor maneira de recuperar a força nos músculos do joelho e se recuperar da lesão é através de exercícios controlados e cuidadosamente monitorados.

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Máquina extensora

Embora a maioria dos exercícios de extensão do joelho possa ser feita em casa, alguns equipamentos mais sofisticados podem se tornar necessários às vezes. O aparelho de extensão funciona com você se sentando nele e, em seguida, colocando os tornozelos atrás das almofadas existentes e empurrando-as até seus joelhos ficarem em linha reta. No entanto, nenhuma máquina deve ser utilizada sem autorização prévia de um orientador especializado. Uma vantagem do uso da máquina para fazer o exercício é que ela permite maior estabilidade e equilíbrio quando você movimenta os joelhos, além da dor ser mais controlada durante a fase de reabilitação.

Exercício de extensão simples

Um exercício simples de extensão pode ser feito usando um colchonete. Sente-se sobre ele com os joelhos retos e mãos no chão, apoiando o seu peso corporal. Em seguida, levante os joelhos do colchonete o máximo que puder, mantendo os calcanhares sobre ele. Repita o exercício, deixando um pé apoiado e levantando o outro joelho. Isso ajuda a alongar os músculos do joelho e a melhorar o movimento da articulação.

Flexão do joelho

Outro exercício simples de extensão do joelho pode ser feito simplesmente sentado na cadeira. Sente-se com as costas apoiadas no encosto e lentamente estenda o joelho, deixando o calcanhar no chão. Em seguida, mova o calcanhar devagar para trás, de modo que o joelho fique perpendicular ao seu corpo. Repita o exercício alternando os joelhos e também com os dois juntos.

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