Exercício pós-operatório para fusão lombar

Escrito por cleveland van cecil | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
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Exercício pós-operatório para fusão lombar
Faça exercícios corretos para o pós-operatório da cirugia de fusão lombar (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

A operação de fusão lombar combina duas vértebras através de um procedimento cirúrgico para aliviar a dor dos nervos comprimidos ou o desalinhamento lombar. A coluna fica rígida após a operação, e exige exercícios para controle da dor e desenvolvimento de vários movimentos da coluna vertebral. Os exercícios devem esticar as partes inferior, média e superior da coluna sem muita curvatura, bem como alongar e fortalecer as pernas para ajudar a apoiá-la totalmente.

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Bombear o tornozelo e definir o quadríceps

Realize um bombeamento do tornozelo para alongar a parte de trás das pernas e a região lombar. Com o movimento limitado da região lombar, as pernas se tornarão apertadas, uma vez que suportam o peso dos alongamentos. Realizar a atividade de bombear os tornozelos enquanto o movimento da coluna e das pernas está limitado ajuda a soltar os músculos e evita que a coluna e as pernas fiquem fracas.

Para executar este exercício, deite de costas com uma perna esticada e a outra dobrada no joelho, com o pé colocado firmemente no chão. Dobre o tornozelo da perna estendida em direção à sua cabeça o máximo possível, e em seguida, volte-o ao chão. Repita entre 12 e 15 vezes e depois faça o mesmo com a outra perna.

Uma vez que o corpo começar melhorar, o exercício é importante para fortalecer o quadríceps e ajudar no apoio central das costas. Melhorar a força da parte central do corpo evita o excesso de trabalho na coluna. Realize o exercício de definição do quadríceps para fortalecer a perna contra a tensão das costas. Deite na mesma posição do outro exercício e coloque uma mão na coxa da perna estendida. Envolva os músculos da coxa, certificando-se de que eles estão apertados com a mão. Repita até o músculo cansar e depois troque a perna.

Agachamento na parede

Realizar um agachamento na parede ajudará a fortalecer e a soltar os músculos isquiotibiais. Estes músculos tensos ou fracos podem contribuir e intensificar a dor de uma cirurgia de fusão lombar. Alongar e fortalecer estes músculos através do agachamento na parede irá melhorar a flexibilidade do corpo e tornará o movimento das costas menos dolorido.

Incline as costas na parede com as pernas abertas na largura do ombro e a 30 cm da parede. Coloque os braços ao lado do corpo, ou, se precisar de apoio, na parte de trás de uma cadeira alta. Encostado na parede, dobre os joelhos e a abaixe-se lentamente para a posição agachada. Vá para baixo até as pernas estarem em um ângulo de 45º e mantenha por 5 segundos. Trabalhe para baixo para um ângulo de 90º ao longo do tempo, para os músculos das costas ficarem mais flexíveis. Volte para a posição de pé e repita de 10 a 12 vezes.

Alongamento dos músculos isquiotibiais

O alongamento dos músculos isquiotibiais não só aumenta sua flexibilidade, mas também alonga os músculos da região lombar e média da coluna sem a necessidade de dobrá-la em posições desconfortáveis após a cirurgia.

Deite no chão com uma perna esticada e a outra dobrada sobre o joelho, de modo que o pé fique firmemente apoiado no chão. Traga as mãos atrás do joelho da perna flexionada e, lentamente, tire-a do chão. Estique a perna de modo que os dedos fiquem virados para o chão. Puxe suavemente a parte de trás da coxa com as mãos para ajudar no alongamento. Você sentirá as costas e os isquiotibiais. Mantenha a perna nesta posição por 10 segundos, e em seguida, volte-a ao chão. Repita 10 vezes em cada lado.

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