Como fazer exercícios abdominais isométricos

Escrito por s.f. heron | Traduzido por eduardo horst maidana
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Como fazer exercícios abdominais isométricos
Exercícios isométricos podem ser feitos rapidamente e em casa (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os exercícios isométricos são uma forma especial de exercícios para ganho de massa mantendo seus músculos estáticos. Esses exercícios consistem em tensionar e flexionar o músculo de maneira controlada mantendo um padrão de respiração contínua. Esse tipo de exercício é ótimo para pessoas com tempo e espaço limitado, pois podem ser feitos em 15 minutos, no conforto de suas casas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Deite reto com as costas no chão. Dobre seus joelhos, deixando os pés retos. Inspire e expire lentamente. Em seguida, contraia os músculos da barriga e lentamente pressione a região lombar das costas contra o chão. Mantenha essa posição por oito segundos. Então, solte, relaxe e repita esse exercício 10 vezes.

  2. 2

    Varie o exercício do Passo 1 encurvando o seu tronco para cima e para frente enquanto você contrai os músculos abdominais. Não curve o pescoço, encurve o corpo a partir dos ombros. Mantenha a posição por 6 segundos. Solte e volte à posição inicial. Repita 10 vezes.

  3. 3

    Deite reto no chão, de barriga para baixo. Levante-se com os antebraços e dedos do pé, como a posição de uma ponte. Contraia os músculos abdominais mantendo as costas retas e cabeça posicionada entre os ombros. Mantenha essa posição por 20 segundos, respirando normalmente. Repita esse exercício desafiador quatro vezes.

  4. 4

    Deite reto com as costas para o chão e braços ao lado do corpo. Levante ambas as pernas até que as canelas estejam paralelas ao chão. Contraia os músculos da barriga e mantenha a posição por oito segundos, respirando uniformemente. Termine voltando os pés para o chão. Repita 10 vezes.

  5. 5

    Respire ao longo de cada exercício. É difícil, porém necessário para conseguir os melhores resultados de qualquer exercício isométrico. Não suspire. Foque em uma respiração lenta e uniforme.

Dicas & Advertências

  • Os exercícios isométricos são mais efetivos quando realizados em conjunto com uma rotina de exercícios cardiovasculares.
  • Pessoas com doenças do coração ou hipertensão arterial não devem realizar estes exercícios. A pressão sanguínea aumenta substancialmente durante a contração dos músculos, tornando esses exercícios perigosos para pessoas com esses problemas de saúde.

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