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Exercícios básicos para o trabalho de pernas no boxe

Atualizado em 17 abril, 2017

Boxe é um esporte que requer mais do que mãos rápidas e jabs afiados. Ele também precisa de um excelente trabalho de pernas. Boxeadores precisam ser aptos a usar todo seu corpo para criar o máximo de força que puderem atrás de seus socos e ao mesmo tempo serem capazes de recuar e evitar socos. Para iniciantes em boxe, alguns exercícios podem colocar as pernas deles em boa forma.

Muitas vezes os melhores boxeadores possuem os pés mais rápidos (boxing gloves image by Freeze Frame Photography from Fotolia.com)

Pular corda

Pular corda é o primeiro passo para boxeadores iniciantes se preparem para se tornar lutadores. Este exercício não apenas serve para melhor o cardio, mas também força o boxeador a pular em seus calcanhares e ficar mais leve e rápido nos pés. Enquanto boxeadores profissionais ou avançados podem fazer exercícios muito detalhados e rápidos de pular corda, os iniciantes devem manter o foco em ter um ritmo sólido enquanto estiverem pulando. Primeiro com ambos os pés ao mesmo tempo, depois avançando na corda, o que significa que um pé pula enquanto o outro balança livre, ocorrendo a troca de pernas depois.

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Avançar e recuar

Para boxeadores inciante, algumas vezes apenas dominar a base correta no boxe pode ser desafiador. Por esta razão, mesmo os movimentos mais básicos devem ser praticados e aprendidos para que os inciantes não adquiram hábitos ruins. A arte de avançar e recuar trata-se de manter o equilíbrio e manter-se no controle. Por esta razão, o básico do avanço é se impulsionar do pé de trás e dar meio passo para frente com o da frente. Isto deve ser feito para que a potência seja gerada ao mesmo tempo que não há a superexposição do corpo a um golpe de volta. Recuar é basicamente o mesmo, mas o passo é gerado empurrando-se o pé da frente e dando um passo para trás com o pé de trás. Um exercício básico para dominar isso é dar de quatro a seis passos para frente dando socos e depois recuar quatro passos. O boxeador deve ser capaz de repetir isso até que o passo esteja perfeito. A razão para dar mais passos para frente é que um recuso deve ser a última opção de um boxeador.

Girar

Girar é útil tanto para evitar socos quanto para executá-los. A chave para exercícios e giro é trabalhar com um parceiro ou ter a visualização de um constantemente em sua cabeça para que seus movimentos tenham propósito. Girar da maneira é feito trocando o peso para o pé da frente, depois empurrando com o pé de trás. Mova o pé dianteiro (e seu corpo) em um giro de um quarto para a direita ou esquerda. Exercícios de giro devem ser combinados com socos e avanços. Por exemplo, dê dois passos para frente com um soco, depois gire para a direita e dê dois passos para frente, gire para a esquerda e dê dois passos para frente. A chave é não apressar o passo, mas fazê-los direito e com foco. Quando feito da maneira correta, este exercício fará o boxeador parecer estar fazendo uma rotina de dança devido ao fato de ele ser capaz de controlar seu equilíbrio o tempo todo.

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Referências

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