Exercícios para construir o senso de equipe

Escrito por raphael garcia | Traduzido por julio vizo
Exercícios para construir o senso de equipe
O trabalho em grupo é um requisito importante para o sucesso de qualquer equipe (plustwentyseven/Digital Vision/Getty Images)

O trabalho em grupo é um requisito importante para o sucesso de qualquer equipe. Os membros precisam ser capazes de confiar no trabalho do outro e terem apoio quando necessário. Quando você monta times, a diversidade torna-se outro fator importante. Entender as diferenças entre os colegas de trabalho pode fazer o grupo trabalhar melhor. O uso de atividades que desenvolvam essa diversidade pode ajudar a promover ideias entre os grupos novos e já estabelecidos.

Crenças sociais comuns

As crenças sociais comuns ajudarão as pessoas a entenderem os estereótipos e o impacto negativo que eles podem ter em uma equipe. Distribua uma apostila que descreva alguns traços de personalidade que os indivíduos possam ter. Peça a cada membro da equipe que citem dois ou três estereótipos que acreditem que essa pessoa tenha. O líder da atividade listará algumas das respostas em um quadro branco para que todo o grupo possa ver. Quando a equipe tiver acabado, o líder deve ler informações sobre a pessoa que desmistifique todos os estereótipos listados pelo grupo. Essa pessoa pode até ser o próprio líder da atividade. Este programa vai ajudar o pessoal a entender que os estereótipos são muitas vezes negativos e não representam os indivíduos.

Membro de um grupo

Esse exercício demonstrará os diferentes tipos de grupos aos quais os participantes pertencem. Peça ao grupo para que se sente ou fique em pé em círculo. O líder da atividade chama os diferentes tipos de grupos aos quais os membros podem pertencer. Quando uma pessoa pertencer a um determinado segmento da sociedade, ela deve ficar no centro do círculo. Por exemplo, o grupo daqueles que foram criados em uma família monoparental. Depois que todos tiverem a oportunidade de estarem no centro do círculo, o líder da equipe pode realizar um debate sobre os sentimentos aflorados ao ser citado. Isto poderá ajudar os membros a entenderem que a diversidade é mais profunda do que as diferenças.

Narração de história

Esta atividade pode ajudar a desenvolver a resolução de problemas e o pensamento crítico, enquanto as equipes tentam ajudar a estabelecer uma compreensão de suas diversas culturas. Cada membro receberá uma imagem que não poderá mostrar aos seus companheiros de equipe. O líder da atividade seleciona uma pessoa para apresentar a sua imagem e contar uma história que combine com ela. Outro companheiro da mesma equipe, sorteado, deve então mostrar a sua imagem e continuar a história de onde parou o primeiro. Quando cada indivíduo tiver terminado, o líder poderá abrir uma discussão sobre as diferenças entre os segmentos da história. Isto dará à equipe a chance de entender melhor as culturas que permeiam a história de vida e experiências de cada um.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível