×
Loading ...

Exercícios em equipe para resolução de conflitos

Conflitos são inevitáveis. Como as pessoas possuem ideias, visões, valores e objetivos pessoais, em certas situações, surgirão conflitos. Se forem tratados adequadamente, podem levar um grupo a soluções criativas que potencialmente resultem em ótimos resultados. Exercícios de construção de equipes criam confiança, harmonia e respeito para que membros de uma equipe estejam preparados com uma variedade de soluções estratégicas que ajudem a lidar com cada conflito que surja na força de trabalho. Os exercícios para resolução de conflitos a seguir são feitos para construir relações, fortalecer habilidades de resolução de problemas, melhorar a comunicação e encorajar o reconhecimento e respeito.

Membros participando de um workshop de gerenciamento de conflito (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Revelação: Pegue o quanto precisar

Atividades de revelação são feitas para encorajar membros da equipe a contar informações pessoais para todo o grupo. Isso desenvolve um senso de ligação e gera confiança. Nesse exercício, "pegue o quanto precisar", os membros da equipe passam entre eles uma rolo de papel higiênico e pegam um pedaço do tamanho que quiserem. Quando todos tiverem um, são instruídos a dizer uma coisa sobre eles mesmos para cada quadrado que pegaram.

Loading...

Colaboração/Solução de problemas: Laço humano

Atividades de colaboração e solução de problemas treinam as pessoas a se unirem por um objetivo em comum. Com esses exercícios, os membros da equipe fortalecem as habilidades de negociação e solução de problemas enquanto trabalham com situações em que podem ser objetivos. O exercício "laço humano" começa com todos de pé, formando um círculo. Cada um usa a mão direita para segurar a mão direita do outro (como se estivessem dando um aperto de mão). Ainda segurando as mãos direitas, todos devem segurar a mão esquerda de uma outra pessoa, mas não alguém que esteja do outro lado. O problema que precisam resolver é se desemaranharem e voltarem ao círculo.

Metas do grupo e comunicação: Plano oculto

Atividades na categoria de metas do grupo e comunicação focam em habilidades de comunicação. As reuniões depois dessas atividades devem se concentrar na avaliação para determinar como poderiam ter feito melhor o exercício. O "plano oculto" é uma atividade de atuação. Dê a cada pessoa do grupo um cartão com um rótulo nele, como líder, agressor, valentão, servente, facilitador, vítima, etc. Os membros da equipe devem ler o cartão para eles mesmos e depois esconder. Depois, dê ao grupo um projeto para fazer, como construir um castelo de cartas, ou invente uma situação no escritório. Qualquer projeto serve. Faça com que os membros da equipe participem de acordo com o rótulo escrito no cartão deles. Depois faça uma reunião para discutir os papeis representados pelas pessoas na vida real.

Reconhecimento: Quadros motivacional

Para construir harmonia na equipe, é importante que as pessoas expressem o apreço que têm um pelo outro. O exercício do "quadro motivacional" cumpre esse objetivo. Dê aos membros da equipe uma folha de cartolina e canetas e marcadores coloridos. Peça que cada pessoa escreva o nome na cartolina e trace uma borda em volta das pontas. Pendure os quadros pela sala e peça que os membros escrevam mensagens de valorização em cada quadro. Coloque uma música de fundo suave e também pode-se incluir petiscos para criar uma atmosfera relaxante e convidativa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...