×
Loading ...

Exercícios vocais e movimentos do corpo para atuação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para ter um desempenho convincente, os atores de teatro e televisão devem envolver seus corpos como um todo na atuação. Aulas de interpretação que incidem sobre a memorização, o desenvolvimento do personagem e habilidades auditivas são importantes; no entanto, para se tornar um ator bem preparado, exercícios de movimento do corpo e da voz devem ser integrados em sua formação.

Exercícios de movimento e de voz beneficiam atores clássicos e modernos (Street actors (sepia) image by Konovalov Pavel from Fotolia.com)

Movimento

Forme um círculo para que cada ator consiga enxergar os demais. Um de cada vez, cada ator deve criar um movimento espontâneo que dure um ou dois segundos. Este movimento deve envolver todo o corpo e não exige que o ator fique no lugar. Não incorpore som ao movimento. A pessoa do outro lado do círculo deve, então, imitar os movimentos antes de criar um novo movimento que será repassado para a pessoa ao seu lado. Este exercício ajuda a soltar o corpo e promove a liberdade e confiança no movimento.

Loading...

Voz

Sente dois atores em cadeiras, um de frente para o outro. Dê aos atores uma frase para dizer. Um exemplo é: "Você realmente o ama?". Faça o primeiro ator dizer esta frase em um tom e estilo normal e, então, o segundo ator reproduz a frase no mesmo tom. O segundo ator deve, então, dizer a mesma frase, com uma emoção e tom completamente diferente. O primeiro ator repete a frase e imita a emoção. Continue o exercício por alguns minutos até que os atores estejam sem emoções. Este exercício vai ajudar o ator a aprimorar sua compreensão da conexão entre voz e emoção.

Corpo inteiro e voz

Escreva um movimento e uma frase de diálogo em cartões. O número de cartões necessários é determinado pelo número de atores envolvidos no exercício. Este exercício deve envolver os movimentos da vida real, como "segurando uma xícara de chá" ou "vendo vitrines de lojas". O diálogo poderia ser: "por isso que eu amo esse tipo de chá" ou "eu gostaria de comprar essa camisa, mas é muito cara". Faça com que cada ator pegue um cartão e dê a eles alguns momentos para lerem o cartão e se prepararem. Depois que o ator já apresentou a cena, instrua-o a incorporar uma emoção diferente para o movimento e o diálogo, como medo, amor, nervosismo e assim por diante. Este exercício vai ajudar os atores em treino a conectar movimentos naturais e intensidade vocal para alcançar o tom emocional adequado e fisicalidade para qualquer cena.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...