×
Loading ...

Experimentos e resultados usando ratos e música

Atualizado em 20 julho, 2017

Embora seja uma ciência bem recente, existem alguns estudos na literatura científica que usam ratos cobaias expostos a certos tipos de música para estudar o comportamento e função cognitiva deles. Muitos desses estudos envolvem sujeitar os ratos ao rock, western e música clássica e determinar que estilo ajuda os animais a superarem seu tempo de reação e capacidade de saírem de um labirinto. Não é claro como os resultados desses estudos podem ser comparados aos humanos.

Estudos mostram que os ratos são influenciados por diferentes tipos de música (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Rock

De acordo com um famoso estudo conduzido em 1997 pelo aluno de 16 anos, David Merell, o rock, especialmente o hard rock, não é bom para os ratos. David sujeitou três grupos de ratos a três condições diferentes no mesmo ambiente. Uma dessas condições foi ao som de rock, enquanto as outras foram com música clássica e um grupo de controle sem música. O rato que ouviu rock teve um tempo de reação mais lento ao tentar sair de um labirinto. O estudo também descobriu que o hard rock fazia os ratos matarem uns aos outros, sugerindo uma ligação entre música agressiva e comportamento agressivo.

Loading...

Música clássica

As músicas mais suaves — como clássico instrumental e jazz — mostraram uma melhora no que diz respeito a passar pelo labirinto e reagir a certos estímulos. De fato, estudos mostram que os ratos conseguem passar pelo labirinto muito mais rapidamente escutando música clássica do que ouvindo rock ou mesmo sem música nenhuma.

Música country e western

Comparadas aos efeitos do rock e da música clássica, as músicas country e western não parecem ter mostrado qualquer melhora nas capacidades dos ratos; contudo, eles pareceram se deslocar mais lentamente pelo labirinto. Essas músicas ainda conseguiram superar o rock e o heavy metal com os ratos.

Resultados do experimento

Muitos pesquisadores acreditam que os resultados desses estudos podem ser aplicados aos humanos em algumas situações, entretanto, muitas variáveis podem distorcer essas conclusões. Estudos anteriores mostram que a música clássica pode acentuar o aprendizado e a memória, enquanto ouvir heavy metal e rock em geral pode atrapalhar essas capacidades. Ainda é necessária mais pesquisa, todavia, para entender plenamente o papel que a música exerce na psicologia e no comportamento animal e humano.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...