×
Loading ...

Experimentos sobre fotossíntese para alunos

A fotossíntese é um processo químico no qual as plantas convertem a luz solar em energia. A clorofila nas folhas da planta captam a luz solar e a utilizam para transformar a água, dióxido de carbono e minerais em alimentos. A fotossíntese é um bom tema para projetos de ciência pois é muito fácil manipular os fatores envolvidos no crescimento de uma planta.

Folhas das plantas podem transformar luz em energia, como painéis solares (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Variação da luz

A fotossíntese depende da luz solar. Para um projeto de ciência, você pode monitorar as plantas sob diversos tipos de luz e medir sua taxa de crescimento. Por exemplo, colocar as mudas sob lâmpadas vermelhas, amarelas, azuis e brancas pode afetar a capacidade de germinação da semente. Outra ideia é medir os níveis de escuridão de que uma planta precisa para crescer. Coloque uma planta na luz total, outra, na escuridão total e uma terceira, em uma área que receba medidas iguais de luz e escuridão.

Loading...

Variação do solo

As plantas absorvem minerais importantes do solo. Esses minerais são transformados em açúcares simples de que a planta necessita para se alimentar durante a fotossíntese. Um projeto simples é plantar mudas em diferentes tipos de solo, como a terra dos vasos, o solo lamacento e solo arenoso, e monitorar o crescimento. Para essa experiência, não utilize uma planta frágil. Você precisará de mudas saudáveis​​, como flores silvestres, para garantir o crescimento em cada tipo de solo.

Variação de água

Sem água a planta é incapaz de completar a fotossíntese de forma eficiente. Regar uma planta com diferentes tipos de água pode afetar o processo. Por exemplo, uma planta que não recebeu água não crescerá tão bem quanto uma que seja regada diariamente. Usar água engarrafada ao invés de água da torneira pode afetar o crescimento da planta, e usar água que passou pelo micro-ondas pode produzir reações inesperadas.

Dicas gerais

Uma semana deve ser tempo suficiente para monitorar cada um desses projetos, embora uma observação de duas ou três semanas produza resultados mais definitivos.

Uma muda saudável de planta deve ser usada para esses projetos. Por exemplo, violetas africanas são conhecidas por serem extremamente delicadas em ambientes adversos. Se você não sabe quais plantas seriam adequadas para uma experiência, visite uma loja de jardinagem para pedir assistência.

Todas as variáveis ​​devem ser mantidas durante todo o projeto. Esquecer de acender as luzes ou alterar o tipo de água durante o projeto alterará os resultados finais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...