Conhecimento

Como explicar a metamorfose de sapos e borboletas a alunos da terceira série

Escrito por mandy slake | Traduzido por lara scheffer
Como explicar a metamorfose de sapos e borboletas a alunos da terceira série

Borboletas monarcas podem ser criadas em em plantas de flor-de-cera

monarch butterfly on butterfly bush image by Scott Slattery from Fotolia.com

A metamorfose é um assunto fascinante para alunos da terceira série. Ver uma lagarta transformar-se em uma linda borboleta ou um girino em um sapo pode despertar os naturalistas. Como os dois tipos de animais são espécies ousadas, você pode até criar lagartas ou girinos na sala de aula, dando aos alunos um contato maior com a biologia. Se você coletar os girinos e lagartas em algum local próximo, quando as borboletas e sapos estiverem crescidos, podem ser liberados de volta ao seu habitat natural.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Aquário
  • Abrigo para borboleta
  • Livros sobre metamorfose apropriado para a idade dos alunos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Obtenha lagartas ou girinos para uma demonstração na aula. Em muitos locais, eles podem ser encontrados na primavera. Você pode encontrar ovos de sapos e girinos em pântanos rasos e poças temporárias. Colete as lagartas de arbustos ou árvores. Se você não conseguir encontrar uma fonte local, ambos podem ser comprados em lojas de suprimentos biológicos.

  2. 2

    Monte uma exposição na sala de aula para que os alunos possam assistir os animais conforme eles passam pela metamorfose. Você pode abrigar os girinos em um aquário com água do lugar onde eles foram coletados. Já as lagartas, podem ser mantidas em frascos com plantas ou em abrigos especiais para borboletas.

  3. 3

    Introduza os alunos aos estágios da metamorfose usando ajudas visuais como livros e vídeos. Muitos livros infantis populares incluem metamorfose como um tema. As crianças podem já ser familiarizadas com o fato de que girinos se transformam em sapos e lagartas em borboletas, mas podem não saber os estágios exatos.

  4. 4

    Use atividades artísticas, como fazer com que os alunos desenhem ou pintem imagens de sapos e borboletas conforme as espécies vivas passam por cada estágio de vida. Você pode pedir para que desenhem ou pintem imagens de ovos de sapos, girinos e sapos adultos. Para as borboletas, substitua por imagens de ovos, lagartas, casulos e borboletas adultas.

  5. 5

    Utilize jogos que usem palavras relativas à metamorfose, como passatempos de palavras cruzadas ou caça-palavras. Alguns exemplos de palavras adequadas incluem "pernas", "casulo", "pupa", "crisálida", "reabsorver" e "mudar".

Dicas & Advertências

  • Você pode alimentar os girinos com comida industrializada para girinos ou flocos de peixe de alta qualidade. Alimente as lagartas coletadas na natureza com folhas da mesma árvore em que você as encontrou. Se comprou as lagartas de uma loja de suprimentos biológicos, alimente-as com uma cultura média.
  • Certifique-se de que você sempre tenha comida disponível para as lagartas. Muitas são canibais se não houver comida o suficiente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media