Principais tipos de comida na Guatemala

Na Guatemala, o feijão é servido frito, refrito, cozido, assado e em forma de sopas e pasta

black beans - background image by JJAVA from Fotolia.com

De acordo com o Banco Mundial, 75 porcento das pessoas na Guatemala vivem abaixo da linha da pobreza, fazendo com que a dependência na produção local dos artigos alimentícios básicos seja extremamente importante. A dieta dos antigos Maias dependia fortemente de milho, feijão e abóbora. O milho e o feijão permanecem importantes, mas a abóbora deu lugar ao arroz como fonte de amido. A Guatemala produz a maior parte do arroz consumido no país e importa o restante. Praticamente toda refeição servida no país vem com tortillas e feijão preto.

Milho

O milho representa 70% do consumo de energia de uma família rural Guatemalteca, de acordo com o "New Agriculturist". Apenas 60% do que é consumido nacionalmente é produzido no país, o que deixa os pobres, que dependem muito do milho, vulneráveis. As tortillas de milho, a espiga de milho, a sopa e o mingau de milho são usados em restaurantes e casas. O tamale, considerado popularmente um lanche, é feito com creme de milho temperado e carne cozidos em folhas de bananeira. O que é produzido localmente é o que a população come na Guatemala e por serem produtos frescos, são deliciosos.

Feijão

Dos três tipos de feijão produzidos na Guatemala, 97 porcento é de feijão preto. Ele está disponível em todo estabelecimento alimentício e pode ser encontrado frito, refrito, cozinho, assado ou transformado em sopa ou pasta. O feijão está enraizado na cultura guatemalteca. Ele é plantado por fazendeiros locais e é considerado a "carne do pobre", devido ao seus valores nutritivos e fibras. O feijão preto é uma grande fonte de vitamina A, e a Mayo Clinic concorda com os guatemaltecos que legumes como o feijão preto são uma ótima forma de acrescentar proteína a uma dieta saudável para o coração.

Vegetais, frutas e carne

O guia de viagem Frommer's informa que um café da manhã típico na Guatemala consiste de ovos, feijão vermelho ou preto e tortillas. A banana da terra frita e o café fresco também são servidos. O frango é a carne mais comum nas refeições. Os vegetais raramente estão presentes na dieta dos guatemaltecos, mas as frutas são abundantes. Alguns fazendeiros rurais plantam batatas, não para consumo próprio, mas para serem vendidos nas áreas urbanas. Chilli rellenos, que são pimentas recheadas com creme de milho, carne de porco ou frango e empanadas, que são massas recheadas de carne apimentada, podem ser encontrados por toda a parte. O segredo para encontrar comida boa na Guatemala é comer nos estabelecimentos locais, seja uma enchilada de frutos do mar na praia ou tortillas azuis no mercado.

eHow Brasil
×