Famosas pinturas religiosas de anjos

Escrito por laura kalinowski Google | Traduzido por vitória rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Famosas pinturas religiosas de anjos
Os anjos são, muitas vezes, descritos realizando tarefas de Deus na Terra (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ao longo da história, o homem tem sido fascinado com o conceito de anjos, que algumas religiões acreditam que são mensageiros alados de Deus. A Bíblia, muitas vezes, falou de anjos, incluindo o notável versículo do livro de João, "Vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". Este fascínio foi homenageado e apreciado através de obras de artes. Várias obras de arte representando anjos religiosos são conhecidas ao redor do mundo.

Outras pessoas estão lendo

Sonho de São José

No Novo Testamento, José, pai de Jesus, é visitado pelo anjo Gabriel em um sonho: Gabriel fala para José levar Maria para Belém, e que seu filho é o filho de Deus, sendo a história famosa pela fé que o anjo infunde em José. Está história é retratada em várias pinturas, sendo que uma das mais famosas foi pintada por Philippe de Champaigne, em 1642. As ferramentas de carpinteiro de José e suas sandálias são visíveis na pintura. Champaigne pintou brilhantemente, como a tinta à óleo foi projetada para uma capela escura. Ela atualmente está na National Gallery, em Londres.

Famosas pinturas religiosas de anjos
Champainge foi um pintor barroco francês (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Juízo Final

Enquanto o teto da Capela Sistina é muito famoso pela parte da pintura onde Deus toca o dedo de Adão, a parede do altar é atualmente um afresco conhecido como Juízo Final. O escape apresenta mais de 40 anjos, muitos deles não possuem asas. Os anjos em obras de arte sacra foram descritos frequentemente sem asas, pois eram vistos como mensageiros, separando os serafins dos querubins. A pintura é considerada intimidante e é destinada a provocar o respeito e o temor a Deus.

Famosas pinturas religiosas de anjos
A obra Juízo Final levou seis anos para ser completada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Imaculada Conceição

Os artistas católicos colocaram uma grande ênfase sobre Nossa Senhora em pinturas de anjos; a Imaculada Conceição é um dos exemplos. Instalada em Prado em Madri, Espanha, a Imaculada Conceição foi criada por Bartolome Murillo e é digna de nota por sua suaves e fluidas cores. Maria está olhando para cima, para ouvir a palavra de Deus, de quem ela está gerando o filho, e os querubins estão apoiando-a embaixo. Os querubins são frequentemente descritos nas pinturas como infantis e suaves. A Imaculada Conceição, representando Maria e os anjos, tornou-se uma tendência na iconografia em toda a Europa no Século XVII.

Famosas pinturas religiosas de anjos
Murillo admirou a pintura flamenga, que apresenta cores vivas e formas suaves (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Sacrifício de Isaque

O Sacrificio de Isaque, de Rembrandt, retrata uma famosa história do livro de Gêneses, onde Abraão é ordenado por Deus a sacrificar seu filho Isaque. Quando ele está preste a matar o filho, um anjo mensageiro desce e para Abraão; o objetivo de Rembrandt era capturar o sombrio momento em que Abraão está parado. A pintura é notável por ela ter expressões faciais articuladas e movimento. Esta é de 1630 e reside no Hermitage Museum na Rússia.

Famosas pinturas religiosas de anjos
A pintura retrata um anjo parando um teste de fé (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível