Conhecimento

Em qual fase da Lua é possível ver um eclipse?

Escrito por david chandler | Traduzido por mariana yonamine
Em qual fase da Lua é possível ver um eclipse?

Nem toda Lua cheia rende um eclipse lunar

NASA/Photodisc/Getty Images

A Lua vermelho escuro vista durante um eclipse lunar ocorre apenas durante a Lua cheia, quando ela passa pela sombra da Terra. O oposto, um eclipse solar, ocorre durante a fase nova, quando a Terra passa pela sombra da Lua. Apesar dessas fases da lua acontecerem quase mensalmente, nem todas as vezes produzem eclipses devido ao ângulo da órbita da Lua.

Pré-requisitos para o eclipse

Duas condições devem ser atendidas para que ocorra um eclipse lunar ou solar. A primeira é a fase correta da Lua -- cheia para eclipses lunares e nova para os solares. As fases da Lua simplesmente descrevem a relação entre a Lua, a Terra e o Sol durante a órbita da Lua. A segunda condição exige que a Lua fique alinhada com o Sol e a Terra, para que a sombra de um dos corpos se projete sobre outro, uma condição que acontece duas vezes por mês.

Resumo das fases da Lua

Conforme a Lua se move ao redor da Terra, metade do satélite é iluminado pelo Sol e a outra metade fica envolta na escuridão. No entanto, os observadores na Terra notam uma mudança diária na aparência da Lua conforme ela vai da fase escura da Lua nova para a Lua cheia completamente iluminada, e de volta para a Lua nova em um ciclo que dura quase um mês. A Lua cheia parece acesa porque ela está "atrás" da Terra em relação ao Sol, dando para nós terráqueos a visão do lado voltado para o sol. Pelo contrário, uma lua nova está "na frente" da Terra em relação ao Sol, dando aos observadores a visão do lado escuro dela.

Desvio da eclíptica

Pode parecer que se a Lua está atrás da Terra durante a Lua cheia e em frente dela durante a Lua nova, então haverá um eclipse lunar em toda Lua cheia, pois ela passa pela sombra da Terra e um eclipse solar toda lua nova, pois a sombra dela se projeta sobre a Terra. Mas isso não acontece, porque a órbita da Lua em volta da Terra tem uma ligeira inclinação (5,2 graus) da eclíptica - a órbita do planeta ao redor do sol. Em outras palavras, se a Terra e o sol estivessem em um disco, a Lua orbitaria a Terra ligeiramente fora dele. Logo, os eclipses só acontecem quando a Lua cheia ou nova coincidem com um cruzamento entre as duas órbitas. Isso diminui a frequência deles para apenas dois ou três por ano.

Mas por que a Lua fica vermelha?

Quando a Lua passa pela sombra da Terra durante um eclipse lunar, a sombra da Terra cria um véu escuro sobre uma Lua previamente iluminada. Depois que ela escurece, surpreendentemente fica vermelha antes de escurecer novamente e então sair da escuridão para ficar totalmente iluminada de novo. A cor vermelha durante o auge do eclipse lunar resulta da luz solar refratada pela atmosfera terrestre, que filtra a luz azul, deixando as cores vermelho-alaranjadas se projetarem sobre a Lua.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media