Fatos sobre asteróides na era dos dinossauros

Escrito por frank luger Google | Traduzido por raissa oliveira
Fatos sobre asteróides na era dos dinossauros
Extintos por um asteróide? Talvez não (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Um fato é algo que todos consideram verdade. Mas, com relação a eventos que ocorreram há 65 milhões de anos, estabelecer fatos não é simples. Teorias científicas concorrentes tornam tudo ainda mais complicado. Diferentes cientistas podem olhar para a mesma evidência e chegar a conclusões radicalmente distintas e, à medida em que novas evidências se tornam parte do debate, podemos descobrir que o que era fato pode ser apenas ficção.

O evento K-T

Richard Cowen Davis, ex-professor da University of California, escreve sobre a súbita extinção de todos os dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos atrás. Esse foi o evento K-T, que se refere aos períodos cretáceo e terciário na escala de tempo geológico. Por volta da mesma época, um asteroide ou um pequeno meteorito atingiu a Terra. O geólogo Walter Alvarez, também da University of California, junto a outros pesquisadores, encontrou evidências do impacto após examinar rochas da época e descobrir quantidades anormais de irídio. Esse metal é mais raro do que o ouro na Terra, mas é um componente comum de meteoritos.

Chicxulub

Uma cratera foi descoberta perto de Chicxulub, na península de Yucatán, no sudeste do México, no final de 1970. A partir desse achado, uma teoria foi desenvolvida sobre a Cratera Chicxulub ter sido um provável local de impacto de um asteroide. Muitos cientistas concordam que o evento de extinção K-T foi causado por esse impacto. Mas Kevin R. Evans, da Missouri State University, não tem tanta certeza. Evans acredita que o registro sedimentar indica que os dois eventos poderiam ter ocorrido com um intervalo de 300.000 anos.

Dúvidas sobre a extinção de Chicxulub

Se o impacto de Chicxulub ocorreu 300 mil anos antes de os dinossauros serem extintos, sua correlação com o desaparecimento desses animais se torna muito menos convincente. Gerta Keller, da Princeton University, afirma que o impacto de de Chicxulub e a extinção K-T são dois eventos distintos e independentes. Keller afirma que "nenhuma espécie foi extinta como resultado do impacto de Chicxulub".

Outras causas prováveis

Se o impacto de Chicxulub não foi a causa da extinção dos dinossauros, o que foi? Keller admite que outro grande impacto de um asteroide ou meteoro pode ter sido responsável. Mas grandes erupções vulcânicas, talvez no Decão, na Índia, uma das áreas vulcânicas mais importantes da Terra, podem ser as culpadas. Se grandes quantidades de cinzas vulcânicas e gases tiverem bloquearam os raios do sol, os dinossauros podem ter congelado até a morte. Alternativamente, a falta de sol pode ter tido um efeito devastador sobre as plantas e toda a cadeia alimentar. Os dinossauros podem ter morrido de fome.