O que é fetiche

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é fetiche
O fetiche pode ser uma fantasia sexual para proporcionar prazer mútuo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Palavra muitas vezes interpretada incorretamente, o fetiche nada mais é do um objeto de culto e admiração. O termo vem do francês "fétiche", que significa feitiço. Sendo assim, o fetiche seria algum objeto ou prática que causa encanto a um grupo de pessoas, homens ou mulheres. Com o passar do tempo, a palavra foi sendo usada com sentido pejorativo para se referir aos cultos religiosos dos negros escravos. Hoje, ela está muito associada a elementos eróticos que podem ser desde meras fantasias sexuais até obsessões.

Outras pessoas estão lendo

Interpretação sociológica

Antes de adquirir uma carga erótica, o termo fetiche foi aplicado a partir de uma interpretação sociológica. No século 19, o intelectual alemão Karl Marx aplicou a palavra fetiche para se referir à manutenção do modo de produção capitalista. Para Marx, o fetiche é uma ilusão aplicada a todo tipo de mercadoria. Isso quer dizer que a mercadoria para o sistema capitalista é o principal objeto de culto e admiração, um dos motivos para a exploração do homem pelo homem.

O que é fetiche
O fetiche da mercadoria está relacionado à compra e venda de produtos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Interpretação da psicologia

A interpretação psicológica sobre o fetiche é a mais utilizada nos dias de hoje. Por esse viés, o fetiche tem uma conotação sexual por se manifestar em elementos que levam ao prazer masculino ou feminino. O fetiche se dá por meio de fantasias sexuais, entre elas a excitação em fazer sexo em lugares exóticos, em partes específicas do corpo humano ou, ainda, em artigos de vestuário. Para a psicologia, o fetiche desperta o imaginário mais primitivo para levar à sensação de sentir e proporcionar prazer. Mas pode se tornar uma obsessão, também chamada de fetichismo.

O que é fetiche
A psicologia entende o fetiche como um elemento erótico saudável (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Fetichismo

O fetiche vira doença quando ele se torna uma obsessão pelo objeto de desejo. Casos patológicos de fetiche ocorrem de formas variadas. Por exemplo, a pessoa que só consegue ter prazer quando em contato com objetos. Ou casos mais radicais como o fetiche de sangue, quando o prazer ocorre ao ver a outra pessoa sangrar. Oi ainda a chamada urolagnia, quando o prazer sexual vem ao ver outras pessoas urinando.

O que é fetiche
Fetiches como a urolagnia fazem parte dos casos patológicos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Principais fetiches eróticos

O fetiche é uma prática saudável quando eleva os níveis de prazer entre o casal sem que os parceiros se sintam prejudicados. Mulheres que adoram homens vestindo cuecas de seda ou homens que sentem-se excitados ao ver a mulher vestida de professora ou enfermeira fazem parte dos fetiches de fantasia sexual. Outra categoria saudável de fetiche erótico está relacionada com a prática sexual em lugares incomuns, como uma praia deserta ou no meio do mato. Quando usados de forma saudável, os fetiches são elementos poderosos para tornar o sexo ainda mais apimentado.

O que é fetiche
Sexo em locais exóticos são um dos principais tipo de fetiche (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível