Filmes de 16mm X 35mm

Escrito por mallory ferland | Traduzido por nair rabelo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Filmes de 16mm X 35mm
Filmes de 35mm são geralmente usados no cinema, enquanto 16mm são reservados para produções televisivas e filmes educativos (film image by saied shahinkiya from Fotolia.com)

35mm e 16mm referem-se ao mesmo tipo de filme fotográfico usado na cinematografia; a diferença nos nomes resulta da variação da largura. Filmes de 35mm tem 35mm de largura, enquanto os de 16mm tem, obviamente, 16mm de largura. A diferença nas larguras resulta em diferenças significativas em qualidade e em custo.

Outras pessoas estão lendo

Anatomia da película

A película fotográfica foi criada em 1892 e mudou pouco desde então. Tanto cinema quanto fotografia são baseados no mesmo princípio: emulsão fotográfica feita a partir de cristais de haletos de prata acoplada a uma base de plástico. O haleto de prata é altamente sensível à luminosidade, então, quando exposto à luz, os íons de prata movem-se e unem-se uns aos outros formando o que vemos como imagem (na realidade, são agrupamentos de prata). A imagem, contudo, só se torna visível após o uso de um agente químico que libera as imagens latentes.

Largura

Em 1909, o 35mm foi definido como o padrão internacional para largura de películas para o cinema. Embora o 35mm seja o padrão, existem várias outras larguras de filme. Além do 16 mm, ainda existem o 8mm e o 70 mm. A largura é a dimensão física do filme e, portanto, filmes de 8mm são extremamente pequenos e os de 70mm extremamente largos, em comparação com o de 35mm. O preço do filme é diretamente proporcional ao aumento ou redução do tamanho do filme. Por esta razão, o 35mm se mostrou a melhor qualidade para o tamanho (preço).

Uso do 16mm

O filme de 16mm foi criado para o uso amadorístico, produções para televisão e filmes educativos de baixo orçamento. O 16mm tem custo benefício melhor que o 35mm e foi o primeiro a permitir que o cidadão comum tivesse experiências domésticas com cinema. Posteriormente, o 16mm se tornou um formato popular para uso em vários canais de televisão (mesmo em 2010) e para sequências artísticas de alguns filmes feitos para o cinema. A maioria dos 16mm contem uma perfuração (pequeno buraco quadrado localizado na borda) por frame, enquanto o 35mm tem quatro.

Uso do 35mm

O 35mm, como já dito, é o filme padrão na indústria cinematográfica pela qualidade de imagem e baixo custo. A imagem produzida no 35mm é mais precisa, mais rica em qualidade de cor e é menos granulada do que um filme feito em 16mm. Existe uma diferença visível entre as películas usadas e, frequentemente, percebe-se a diferença em telas pequenas ou grandes.

Digital

Embora haja muitos avanços na tecnologia de filme digital na indústria cinematográfica, muitos filmes são feitos no tradicional 35mm e muitos programas de TV (nos Estados Unidos e em outras partes do planeta) ainda são filmados em 16mm. O tipo de mídia utilizada varia de acordo com as preferências do cinegrafista, baseadas nos efeitos desejados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível