Mais
×

Como formular uma hipótese usando o método científico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como formular uma hipótese usando o método científico. O segundo passo em um método científico é formular uma hipótese. Uma hipótese é um conceito que tem que ser averiguado, mas se for provado como verdade explicará certos fatos sobre um fenômeno específico. Neste passo em um método científico, questões e observações são levantadas e consideradas. Os pesquisadores, então, fazem uma suposição para explicar suas questões e observações. Formular uma hipótese válida demanda prática, mas é crucial para o sucesso de qualquer experimento.

Instruções

Método científico (science image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Crie a sua hipótese. Tente formular a hipótese como uma questão tipo "Fumar causa câncer de pulmão?"

  2. Formule a hipótese criando uma frase condicional como "O fumo pode causar câncer de pulmão".

  3. Escreva uma hipótese formalizada como "Se fumar causa câncer de pulmão, então os indivíduos que fumam têm uma maior predisposição à doença". Este estilo de hipótese "se-então" é considerado o mais usual.

  4. Verifique mais de uma vez que a sua hipótese contém variáveis. O pesquisador está no controle da variável independente no experimento. A variável dependente, entretanto, é meramente observada no contexto do experimento. Para que um experimento seja válido, ele deve conter ao menos duas variáveis.

  5. Verifique que a sua hipótese contém um grupo de estudo. Um grupo de estudo define quem ou o que o pesquisador está estudando. No exemplo acima, o grupo de estudo são os fumantes.

  6. Inclua um tratamento ou uma exposição no experimento. Um tratamento é literalmente o que está sendo feito com o grupo de estudo. No nosso exemplo, a exposição é o fumo ou fumar.

  7. Prepare uma medida de resultado, que é uma medida relacionada com a forma como o tratamento vai ser avaliado. A medida de resultado no seu cenário sobre o fumo é o número de fumantes que desenvolvem câncer na sua população de estudo.

  8. Entenda o seu grupo de controle. O grupo de controle ou placebo é um grupo similar ao grupo de estudo, mas não recebe tratamento. É um grupo com o qual compara-se o grupo de estudo. No exemplo sobre o fumo, o grupo de controle é formado por não fumantes.

Dicas

  • Uma afirmação "Se-Então" só é uma hipótese se conter todos os requerimentos necessários. Se a afirmação não conter todos esses requerimentos, então será apenas uma predição.
  • As pessoas no grupo de controle e no grupo de estudo devem ser o mais parecidas possível para suavizar a possibilidade de formação de conceitos pré-formados.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article