×
Loading ...

Com que frequência eu devo fertilizar minhas plantas de jardim?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma das melhores coisas que um jardineiro pode colocar em seu jardim é um fertilizante, já que os nutrientes mantém as plantas nutridas e saudáveis durante a época de crescimento. Colocar o fertilizante na hora certa da estação de crescimento é a chave para a saúde das plantas de jardim. A quantidade é importante também, já que colocar fertilizante demais causa problemas às plantas.

O fertilizante age como alimento para as plantas do jardim (shape of heart. garden. garden design image by L. Shat from Fotolia.com)

Aplicação na primavera

O início da primavera é a época do ano mais eficiente para aplicar fertilizante nas plantas de jardim. Elas estão emergindo de seu estado dormente e vão usar uma quantidade maior de nutrientes em um curto período de tempo ao começarem o primeiro crescimento da estação. Produzir folhas e flores no início da primavera significa que as plantas precisam de mais nutrientes para sustentar a energia necessária para o crescimento. Usar fertilizantes de liberação lenta fornece nutrientes às plantas por um período de tempo maior.

Loading...

Aplicação no verão

Algumas plantas, como certos tipos de árvores e arbustos, se beneficiam de uma segunda aplicação de fertilizante no final da primavera ou início do verão. Os nutrientes extras fornecem a energia que as plantas do jardim precisam para continuar a crescer com saúde pelo resto da estação de crescimento. Aplique fertilizante extra apenas se as plantas precisarem dele e se o solo estiver úmido o suficiente para dispersar o fertilizante igualmente, sem prejudicar o crescimento das plantas.

Queimaduras de fertilizante

Um dos maiores riscos dos fertilizantes é o de queimaduras. O excesso de fertilizante faz com que produtos químicos nocivos e sal se acumulem em plantas, como grama e flores, desidratando-as e fazendo com que elas fiquem com uma aparência de queimadas. Regue o jardim bem antes e depois de aplicar o fertilizante para ajudar que os produtos químicos se movimentem através do solo, impedindo-o de queimar as plantas.

Considerações

Aplicar a quantidade certa de fertilizante também é importante para a saúde das plantas. Coloque o fertilizante ao redor da base das plantas, mas evite colocá-lo diretamente na raiz das plantas, já que o fertilizante úmido pode promover o crescimento de bactérias e fungos, que podem danificar plantas de jardim. A maioria das plantas precisa de poucos quilos de fertilizante por 300 metros quadrados de raiz espalhada e a proporção de nutrientes contida no fertilizante.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...