Mais
×

Fuja do Carnaval e divirta-se

stokkete/iStock/Getty Images

Introdução

Chegou a data pela qual todos estavam esperando. O Carnaval é época de festa sem limites, alegria interminável e muita, mais muita descontração. Isso é o que muitos podem pensar sobre essa data tão importante no calendário nacional. Mas engana-se quem pensa que o Carnaval é só folia. Muitos preferem ficar longe do agito e aproveitar o feriado para relaxar e botar a cabeça no lugar. Se você faz parte desse grupo, conheça agora as melhores opções para valorizar a tranquilidade e voltar aos afazeres do dia a dia com força renovada. Com ou sem folia, a regra é uma só: fazer uma festa o mais divertida possível! Conheça os melhores lugares para fugir dos dias de Momo.

Flickr: Navini

Gramado, RS

O roteiro para aproveitar a cidade de Gramado passa por vários programas relaxantes e inesquecíveis. A cidade, localizada na Serra Gaúcha a 115 km da capital Porto Alegre, possui grande infraestrutura de hotéis, pousadas, spas, bares e restaurantes para abrigar turistas das mais diversas regiões do Brasil. Para fugir do Carnaval, uma boa pedida é visitar o Parque do Caracol, um lugar coberto pela vegetação nativa e abençoado por uma cascata de água que pode ser vista do mirante da cidade. Outros pontos fundamentais em Gramado são a Fábrica de Chocolate (especialidade da Serra Gaúcha), a Rua Coberta e o Lago Negro.

Flickr: rzacharias

Caldas Novas, GO

Caldas Novas é o destino ideal se você quiser aproveitar o Carnaval para fazer ecoturismo. A cidade, localizada a 156 km da capital Goiânia, encontra-se às margens da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas. Mas o grande destaque do município fica por conta das famosas águas quentes (daí o nome da cidade) que brotam do chão em temperaturas que variam de 20ºC a 60ºC. Trata-se da maior estância hidromineral do mundo. A descoberta das águas quentes aconteceu em 1910. De lá pra cá, a cidade se estabeleceu como um dos pontos turísticos mais famosos do Centro-Oeste brasileiro.

Flickr: Governo do Estado de São Paulo Miguel Schincariol

Santo Antônio do Pinhal, SP

Localizado bem no Vale do Paraíba, a 173 km de São Paulo, a cidade de Santo Antônio do Pinhal faz parte do seleto grupo de municípios paulistas considerados estâncias climáticas. E essa característica não é mero acaso. A cidade é procurada pelos turistas principalmente por oferecer uma opção campestre. Entre as principais programações da cidade, está a Rota da Roça, um passeio completo a pomares, hortas, sítios de produção de leite, cerâmica, oficina de artes e cachaçaria. Tudo para dar ao visitante o gostinho de viver, por alguns dias que seja, no meio do campo.

Flickr Visit Brasil/Daniel De Granville

Bonito, MS

Algumas cidades apresentam as características exatas do nome com que foram batizadas. É o caso de Bonito, também conhecida por ser a terra das águas cristalinas. Essa pequena cidade do Mato Grosso do Sul, que possui cerca de 20 mil habitantes, é um dos roteiros paradisíacos que está sempre presente em revistas de viagem. Isso porque a cidade apresenta uma série de paraísos naturais preservados. Lá, é possível mergulhar em um rio cheio de peixes, tomar banho nas grutas e cachoeiras e provar o típico sabor da gastronomia de peixes de água doce. Isso sem contar as outras atrações como a trilha por onde é possível ver animais silvestres e as cavalgadas pelos campos.

Flickr: Ana Rita Ferreira

Monte Verde, MG

O Carnaval mineiro é conhecido pelo agito dos blocos de rua em cidades como Diamantina e Ouro Preto. Mas também há uma boa opção para quem quer escapar da batucada. Localizada a quase 500 km de Belo Horizonte, Monte Verde é o local ideal para fugir do Carnaval e relaxar durante todo o feriado. A paisagem da cidade é repleta de vales, encostas e montanhas, a maioria delas ainda coberta com a vegetação nativa. Em passeios pelos parques da cidade, é possível contemplar a natureza local. O destaque fica por conta da topografia acidentada da região e seu cenário paradisíaco dominado por montanhas que se elevam a mais de 2.000 m de altura. Vistas panorâmicas e inesquecíveis são fáceis de ver nos pontos mais altos da serra.

Christian Knepper/Embratur

Foz do Iguaçu, PR

Também conhecida como Terra das Cataratas, Foz do Iguaçu tem um dos cenários naturais mais bonitos do mundo. As famosas cataratas, que ano a ano atraem turistas de todo o planeta, são um conjunto de 275 quedas d'água que chegam a 90 m de altura. As cataratas ficam dentro do Parque Nacional, considerado como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU). No parque, aproveite para conhecer os mirantes e as passarelas que passam a uma distância relativamente próxima das cataratas. Nos arredores, há passeios de barco e helicóptero, caminhadas e rafting. É um programa imperdível para fugir do Carnaval com estilo.

Flickr: Jorge Santoro

Maragogi, AL

Maragogi é uma cidade ideal para ficar longe do agito carnavalesco e perto da praia. Localizada a 125 km da capital alagoana, a cidade apresenta 22 km de litoral divididos em nove praias. As praias de Maragogi tem areias bem brancas, grandes coqueirais e um mar muito tranquilo: ingredientes que tem tudo para fazer você relaxar e esquecer dos problemas do dia a dia. Outro destaque de Maragogi fica por conta das galés, piscinas naturais formadas na maré baixa pelos arrecifes de coral. Toda essa região integra a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, que se estende de Paripueira, em Alagoas, até Tamandaré, em Pernambuco.

Flickr: Lélia Valduga

Bento Gonçalves, RS

Bento Gonçalves é a cidade ideal se você valoriza a boa culinária europeia e um bom vinho. Colonizada por imigrantes europeus, principalmente italianos, a cidade é um reduto cultural. A herança europeia foi preservada pelos moradores nativos nos mais diferentes aspectos, da música à arquitetura. Ao lado de Garibaldi e Monte Belo do Sul, Bento Gonçalves faz parte do Vale dos Vinhedos, uma região de colinas encobertas por parreirais ideais para a fabricação dos vinhos. Outra especialidade local é a culinária. Aproveite para saborear a grande variedade de queijos e salames produzidos na região. E não se esqueça dos galetos, comida típica de Bento Gonçalves.

SambaPhoto Dorival Moreira

Ilha de Boipeba, BA

Quem pensa que a Bahia é toda agitada durante o Carnaval vai se surpreender com a tranquilidade de Boipeba, um dos destinos mais preciosos de todo o Nordeste brasileiro. A ilha fica na cidade de Cairu, no litoral baiano e apresenta um cenário de cinema, com direito à vegetação original da Mata Atlântica e uma grande diversidade de fauna e flora. Ao todo, a região é dividida em seis praias: Boca da Barra, Tacimirim, Cueira, Moreré, Bainema e Ponta dos Castelhanos ou Catu. Se você quer esquecer do mundo no Carnaval, Boipeba é o lugar.

Ian Trower/Getty Images

Manaus, AM

Se sua opção para fugir do Carnaval é conhecer o Norte do País, Manaus é a sua cidade. A capital do Amazonas reúne atrativos diversos para você que decidiu escapar da folia momesca. Se você gosta de pescar, a cidade apresenta boa infraestrutura para a prática da pesca esportiva em rios que surpreendem pela beleza e a diversidade de peixes. A cidade também tem os melhores lugares para o ecoturismo. Em passeios guiados, você pode conhecer as florestas de várzea e as trilhas aquáticas. E à noite, quando você quiser dar um tempo da natureza e fazer um programa diferente, saiba que a cidade possui um dos mais antigos teatros do País, o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896.