Saúde

Qual a função do estômago?

Escrito por nancy steely | Traduzido por r spol
Qual a função do estômago?

O estômago está ligado em cada abertura com o esófago e com o intestino delgado

stomach image by Alison Bowden from Fotolia.com

O estômago é um órgão oco composto por fortes camadas musculares. Ele está localizado abaixo da caixa torácica e está ligado em cada abertura com o esófago e com o intestino delgado. O estômago armazena, mistura e digere os alimentos que comemos, e nos proteger de organismos infecciosos que possam ter sido ingeridos com a comida.

Outras pessoas estão lendo

Função

Após o alimento ser mastigado e umedecido na boca, ele passa via esôfago para o estômago. Este é o segundo passo na digestão de tudo o que você consome. O alimento é misturado com o ácido gástrico e com as enzimas digestivas para quebrar o alimento em pedaços menores. Esta combinação de alimentos e de sucos estomacais é chamada de quimo. O estômago também armazena temporariamente o alimento, liberando o quimo em pequenas quantidades para o intestino delgado, onde ele é quebrado em nutrientes que posteriormente serão absorvidos pelo corpo.

Importância

Além de quebrar o alimento, o ácido gástricos e as enzimas digestivas também ajudam a eliminar bactérias ou outros organismos infecciosos que você pode ter ingerido. Uma camada de muco forra o estômago, protegendo-o do ácido gástrico, que é corrosivo. Esta camada de muco protege também outros órgãos internos de ácido do estômago. Quando o revestimento de muco sofre dano, os ácidos do estômago podem queimar através da parede do estômago e acabar danificando outros órgãos do corpo.

Considerações

A maior parte das úlceras no estômago são causadas por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, ou H. pylori. Os sintomas das úlceras incluem sensação de queimação no estômago, fome, dor algumas horas depois de comer, durante à noite ou a defecação de fezes escurecidas. Os antiácidos são medicamentos que bloqueiam a produção de ácido pelo estômago, mas não são o tratamento correto para as úlceras causadas pelo H. pylori. Estes tratamentos evitam que o ácido do estômago danifique o revestimento estomacal, mas para matar a H. pylori, é necessário usar antibióticos. Se você tiver sintomas de uma úlcera no estômago, fale com o seu médico e certifique-se de que você seja examinado para verificar se você possui H. pylori.

Avisos

O câncer de estômago é bastante raro e geralmente afeta pessoas com mais de 70 anos de idade. Os fatores de risco incluem tabagismo, histórico familiar de câncer de estômago, dieta rica em alimentos gordurosos, defumados ou com muito sal, e uma história de úlceras estomacais. Infelizmente, o câncer de estômago não apresenta sintomas característicos. Você pode sentir náuseas, sensação de saciedade, distensão abdominal, ou desconforto no estômago - que também podem ser sintomas de úlceras ou de indigestão. Se você estiver preocupado, converse com seu médico sobre os fatores de risco para o câncer de estômago e sobre a necessidade de ser examinado.

Prevenção / Solução

Faça uma dieta pobre em gorduras e rica em frutas, vegetais frescos e cereais integrais para fortalecer seu estômago e sistema digestivo de forma geral. Evite ingerir álcool, que pode irritar a mucosa do estômago e causar inflamação ou gastrite. Comprimidos de alcaçuz podem ajudar a aliviar e proteger o revestimento da mucosa gástrica. Mastigue de um a dois comprimidos contendo 380 mg de alcaçuz quando sentir desconforto estomacal. O ácido glicirrízico é um derivado do alcaçuz que pode aumentar a pressão arterial, então tenha a certeza de usar apenas suplementos que são rotulados como "alcaçuz desglicirrizado". Não tome nenhum remédios à base de ervas ou sem receita médica sem antes discuti-las com o seu médico .

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media